Choro e desespero: Bolsa Família anuncia redução em novembro; e agora?
Recentemente, o Governo Federal anunciou alterações no calendário de pagamentos do Bolsa Família para os últimos meses do ano.
Essas mudanças visam facilitar o acesso ao benefício por parte das famílias com maior urgência financeira, principalmente aquelas afetadas por desastres naturais.
Mesmo assim, o reajuste nos valores gerou apreensão entre os beneficiários, sobretudo pela ausência de um valor adicional.
Como será o calendário de pagamentos de novembro e dezembro?
Os beneficiários do Bolsa Família podem conferir o calendário de pagamentos para os meses de novembro e dezembro. As datas são organizadas de acordo com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) de cada participante.
Em novembro, os pagamentos se iniciam no dia 14, enquanto em dezembro eles começam no dia 10. Vale ressaltar que, para as áreas afetadas por enchentes, especialmente no Rio Grande do Sul, haverá antecipação dos pagamentos, disponibilizados no primeiro dia de cada calendário mensal.
- NIS final 1: 14 de novembro; 10 de dezembro
- NIS final 2: 18 de novembro; 11 de dezembro
- NIS final 3: 19 de novembro; 12 de dezembro
- NIS final 4: 21 de novembro; 13 de dezembro
- NIS final 5: 22 de novembro; 16 de dezembro
- NIS final 6: 25 de novembro; 17 de dezembro
- NIS final 7: 26 de novembro; 18 de dezembro
- NIS final 8: 27 de novembro; 19 de dezembro
- NIS final 9: 28 de novembro; 20 de dezembro
- NIS final 0: 29 de novembro; 23 de dezembro
Qual o motivo da suspensão do auxílio-gás em novembro?
O auxílio-gás, que complementa o orçamento de famílias que recebem o Bolsa Família, será suspenso em novembro, retornando apenas em dezembro. Com isso, as famílias sentirão um impacto de mais de R$ 100 em seu planejamento financeiro mensal neste mês.
O valor do auxílio-gás é determinado com base no preço médio do botijão de 13 kg, calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A ausência desse repasse temporariamente alimenta preocupações sobre o orçamento doméstico de 5,5 milhões de beneficiários.
Como acessar informações sobre o Bolsa Família e o auxílio-gás?
Para facilitar o acesso às informações sobre o Bolsa Família e o auxílio-gás, os beneficiários podem utilizar o aplicativo oficial disponível para Android e iOS. Basta inserir as informações solicitadas para acompanhar dados referentes a valores disponíveis, datas de pagamento e pendências cadastrais.
Mantendo o CadÚnico atualizado, as famílias asseguram sua continuidade de participação no programa. A renda familiar mensal per capita não deve exceder R$ 218, critério essencial para a permanência no Bolsa Família.