Carteira Virtual do INSS: saiba como solicitar e ganhar benefícios
Uma recente parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal trouxe ao público a carteira virtual do beneficiário, o cartão Meu INSS+. Esta ferramenta permite aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS o acesso a diversos serviços de forma virtual.
Os principais benefícios do cartão estão relacionados à facilidade de acesso e confirmação de seus dados, eliminando a necessidade de comprovantes impressos. Além disso, o cartão dá direito a descontos em diversos estabelecimentos, como academias, cinemas, farmácias, lojas, seguros, shows, telemedicina e viagens.
Outro ponto fundamental é o “clube de vantagens”, que oferece diversos serviços, mesmo para aqueles que não possuem conta corrente. Importante ressaltar que a emissão da carteira virtual do beneficiário é gratuita e pode ser feita pela internet.
Emissão da carteira virtual
A emissão da carteira virtual é simples e rápida. O beneficiário deve acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, clicar na opção “Do que você precisa?” na página inicial e pesquisar por “Carteira do Beneficiário”. Uma vez selecionada a opção, o usuário deve escolher uma foto para a carteira, declarar sua ciência sobre o compartilhamento de dados através do QR Code e finalizar o processo, clicando em “continuar” e em “Baixar PDF”.
Nova parceria com bancos
O Banco do Brasil, sendo parceiro desta iniciativa, oferece aos usuários do cartão Meu INSS+ descontos em compras virtuais realizadas no Shopping BB, além de acesso a aplicativos de academias e meditação. Além disso, está previsto para o futuro a inclusão de novos serviços.
A Caixa Econômica, por sua vez, oferece o serviço apenas para aqueles que possuem conta no banco. Os benefícios incluem descontos em consultas, exames, orientação nutricional e assistência residencial.