Carregar seu telefone até 100% ou não? Aqui está a verdade sobre a vida útil da bateria
Você também acredita que o correto, ao colocar o celular para carregar, é tirá-lo da tomada apenas quando a bateria atingir o carregamento total? Muitas pessoas acham que fazer isso é uma maneira eficiente de preservar a vida útil da bateria.
No entanto, a prática não oferece esse benefício, de acordo com especialistas. Há outras maneiras de preservar a bateria do smartphone, sem que seja necessário deixar o celular carregando até o final.
Além de tantos serviços e vantagens disponíveis através do celular, muitas pessoas ainda utilizam o aparelho para trabalhar e estudar. Por isso, considerando a quantidade de horas de uso, é preciso recarregá-lo com uma certa frequência para não ficar desconectado.
Esperar que a bateria do aparelho chegue a 100% pode ser um desafio, principalmente quando você tem pressa para utilizar o aparelho. Por isso, é importante saber se tirar o carregador antes da carga completa pode danificar a bateria ou o aparelho.
Faz mal tirar o celular do carregador antes de 100%?
De acordo com especialistas em tecnologia, não deixar o celular chegar a carga total pode ser positivo para a vida útil da bateria.
Essa conclusão vai na contramão do mito popular. Vale esclarecer que dispositivos modernos são fabricados com baterias de íons de lítio, cuja durabilidade é medida pelos ciclos de carga. Assim, cada ciclo equivale a um carregamento completo.
Nos aparelhos atuais, estima-se que a durabilidade da bateria seja de 400 ciclos. O mais recomendado pelos especialistas é manter o celular com carga entre 20% e 80%. Esse hábito deve prolongar a vida útil da bateria, pois evita que ela seja submetida a ciclos completos de carga e descarga.
Por mais que pareça certo esperar até os 100%, saiba que desconectar o aparelho antes não vai prejudicar a saúde da bateria.