A atividade pecuária exige eficiência e controle. Uma das maneiras para alcançar este controle é o uso de técnicas eficazes de identificação animal, que permitem o acompanhamento detalhado do desenvolvimento do rebanho.
Uma dessas técnicas é o uso de brincos para gado, aparelhos desenvolvidos que trazem um leque de benefícios para quem decide implementá-los. Mas, você sabe quais são esses benefícios e como funciona a aplicação deste importante instrumento?
Se você busca melhorar o desempenho da sua propriedade e busca informações concretas e relevantes, acompanhe conosco para entender como funcionam os brincos para gado, suas vantagens e os diferentes produtos disponíveis no mercado
Como os brincos para gado funcionam e quais suas vantagens?
Especialmente criados para auxiliar o produtor na tarefa de identificação animal, os brincos para gado se tornaram peças de distinção entre bovinos. Eles são usado para individualizar cada animal, permitindo assim um monitoramento eficiente.
Este acessório contribui para uma gestão do rebanho mais eficiente, pois o produtor consegue acompanhar o histórico e o desenvolvimento de cada animal. Informações que são essenciais para tomadas de decisões que impactam diretamente em áreas como a engorda do gado, produção de leite e até no melhoramento genético.
Quais são os tipos de brincos para gado disponíveis no mercado?
Existem diferentes modelos de brincos para gado disponíveis no mercado, sendo o Brinco de Manejo e o Brinco Eletrônico os mais utilizados pelos produtores.
O Brinco de Manejo, geralmente utilizado em pequenas propriedades com menos animais, possui apenas a identificação numérica na etiqueta, não contendo informações complementares sobre o animal. No entanto, é uma opção mais econômica.
Já o Brinco Eletrônico, uma alternativa mais moderna, oferece uma gestão detalhada das informações sobre os bovinos, cada brinco possui uma numeração de 15 dígitos e esse número pode ser lido como um código de barras por meio de um bastão leitor. A numeração e o brinco bovino foram desenvolvidos para durar todo o ciclo de vida do animal, aumentando assim o custo-benefício para o produtor.
Os brincos para gado e o Sisbov
A identificação animal é fundamental para o Sistema Brasileiro de Identificação de Bovinos e Búfalos (Sisbov). Este sistema, implementado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é utilizado como uma ferramenta de controle sanitário que monitora as propriedades rurais que desejam produzir e comercializar carnes para o mercado externo.
A presença do brinco bovino para a identificação animal alinhada ao Sisbov é importante para quem deseja atuar no setor de criação e comercialização de carne, seja para o mercado interno ou externo. O mercado, cada vez mais exigente, cobra dos criadores comprovação de que os produtos têm origem confiável e que são, de fato, de qualidade.