Bolsa Família: como montar um currículo para conseguir um emprego e ainda receber o benefício

Para conseguir uma oportunidade no trabalho de mercado, é de suma importância ter um currículo bem feito, uma vez que, por meio do documento, o empregador possui uma ideia sobre a educação, experiência profissional, qualificações e habilidades de um candidato.

Embora o currículo seja essencial para o mercado de trabalho, muitos candidatos ao primeiro emprego e até mesmo profissionais experientes podem achar a montagem do documento complicada. Pensando nisso, nesta matéria, elaboramos um breve guia para confecção do documento, fazendo com que a experiência de elaborar um currículo seja eficaz e, de quebra, te ajude a conseguir a tão sonhada entrevista de emprego.

Montagem do currículo

Fazer um currículo para uma vaga de emprego ou um currículo com foto pode parecer difícil, mas está muito longe de ser impossível. O que você precisa saber para escrever um documento perfeito está nos detalhes. Sendo assim, a primeira e mais importante ideia para se ter em mente é que o currículo é um documento que anuncia você para os potenciais empregadores.

Em outras palavras, isso significa que você precisa escolher os fatos mais relevantes e positivos sobre seu histórico de carreira, habilidades e revelar um pouco de sua personalidade para apresentar essas informações da melhor maneira possível, destacando seus pontos fortes e competências para o trabalho que está buscando.

Estrutura ideal

Mesmo que o principal do currículo seja o conteúdo, o sucesso também depende de uma estética visual agradável. Todas as suas escolhas com relação a aparência são relevantes, como estilo da fonte, tons, texturas, tamanho do papel, entre outros. Portanto, o formato do documento é de suma importância para chamar a atenção do potencial empregador. A seguir, veja como o currículo deve ser apresentado:

  • 1. Margens: segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as margens devem conter 3 cm no lado superior e esquerdo, e 2 cm para o lado direito e inferior da página.
  • 2. Alinhamento: o alinhamento do currículo é um processo bem simples, mas quase sempre deixado de lado. Dito isso, capriche no cabeçalho, níveis de experiência, informações educacionais e habilidades adicionais ou qualquer outra seção são alinhadas à esquerda do documento.
  • 3. Fontes: determinar o estilo de fonte mais apropriado para o currículo pode parecer uma tarefa desafiadora para o candidato que não costuma lidar com design. Porém, mesmo que existam milhares de estilos diferentes, apenas algumas são apropriadas para documentos profissionais, como cartas de apresentação, currículos e cartas de agradecimento. Neste sentido, pode-se escolher entre Serif e Sans Serif.
  • 4. Tamanho da fonte: assim como não há modelo de fonte padrão, o tamanho das fontes também podem variar. Contudo, há escolhas seguras, como a fonte 11 pt que deve aparecer esteticamente agradável em muitos estilos diferentes. Vale frisar que o tamanho da fonte deve estar vinculado diretamente ao estilo da fonte.
  • 5. Linhas e Símbolos: além das margens e seleção de fontes, o formato geral de um currículo também pode ser muito influenciado pelo uso sutil e estratégico de linhas e marcadores tipo bullet point, que são únicos dos símbolos não alfanuméricos permitidos em um currículo profissional.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.