Bolsa Família 2024: calendário do próximo ano já está disponível?
Apesar dos pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de novembro ainda estarem acontecendo, os beneficiários do programa de transferência de renda já esperam ansiosamente pelos repasses prometidos para o próximo ano. Neste sentido, muitos se perguntam se o próximo cronograma já foi revelado pelo Governo Federal.
Com exceção do mês de dezembro, os depósitos do Bolsa Família costumam acontecer nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Em novembro, por exemplo, os pagamentos começaram a ser feitos no dia 17 e vão até o dia 30. Em todos os meses, a ordem dos repasses segue de acordo com último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.
Se levarmos isso em consideração, é possível ter uma ideia de como ficará configurado o calendário de 2024 — lembrando que o cronograma oficial ainda não foi divulgado, mas isso deve mudar após o Natal, quando as autoridades costumam divulgá-lo. Dito isso, abaixo, veja como deve ser a rodada de pagamentos referentes ao mês de janeiro do ano que vem:
- NIS final 1: depósito no dia 19 de janeiro de 2024;
- NIS final 2: depósito no dia 22 de janeiro de 2024;
- NIS final 3: depósito no dia 23 de janeiro de 2024;
- NIS final 4: depósito no dia 24 de janeiro de 2024;
- NIS final 5: depósito no dia 25 de janeiro de 2024;
- NIS final 6: depósito no dia 26 de janeiro de 2024;
- NIS final 7: depósito no dia 27 de janeiro de 2024;
- NIS final 8: depósito no dia 29 de janeiro de 2024;
- NIS final 9: depósito no dia 30 de janeiro de 2024;
- NIS final 0: depósito no dia 31 de janeiro de 2024.
Lembrando que as datas mencionadas acima são apenas uma previsão, tendo em vista que, em todos os meses, os pagamentos do programa seguiram esta mesma estrutura. Portanto, o ideal é aguardar as festas de fim de ano e a divulgação do calendário oficial por parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável por gerir o Bolsa Família.
Garanta a continuidade do benefício
Para seguir sendo contemplado pelo auxílio financeiro concedido pelo Bolsa Família, os titulares do benefício precisam se manter dentro das normas previstas pelo MDS. Ou seja, caso o segurado não esteja com seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ultrapasse o teto de renda mensal bruta por pessoa determinado (R$ 218), a continuidade dos depósitos será comprometida e, consequentemente, o cidadão pode ser desligado do programa.
Logo, caso esteja em situação irregular, é preciso se dirigir até uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), munido de documentos como CPF ou Título de Eleitor, e um comprovante de residência. Se possuir dependentes, também será preciso levar a documentação deles para o processo de atualização cadastral.