Sabe aquela raça de bovinos perfeita para climas tropicais, resistente a insetos e adaptável a diferentes ambientes? Estamos falando do Senepol, uma raça de gado de corte originária das Ilhas Virgens Americanas.
Este animal possui uma expectativa de vida de 15 a 20 anos, com o macho pesando cerca de 300Kg em média, e a fêmea 270Kg. Sua aptidão é voltada para a produção de carne e leite, e seus pelos curtos podem ser de cor vermelha, preta ou marrom. Ah, e um detalhe interessante: o Senepol não possui chifres!
A História do Senepol
O Senepol foi desenvolvido na Ilha Caribenha de St. Croix, proveniente de cruzamentos entre o gado N’Dama, importados no final do século 19 do Senegal, e gado Red Poll. A ideia era unir as características de tolerância ao calor e resistência a insetos do N’Dama à natureza dócil, boa carne e alta produção de leite do Red Poll. Hoje em dia, o Senepol é encontrado em diversas regiões do mundo, incluindo em nosso Brasil, onde mais de 500 criadores possuem mais de 14.000 bovinos registrados da raça.
Por que optar pelo Senepol?
O Senepol é extremamente dócil e tranquilo, se adaptando facilmente a diferentes ambientes. Devido ao seu fácil manejo e nutrição, a raça tem despertado cada vez mais o interesse dos criadores. Seja em regiões pantanosas, de mata, cerrado, áridas, de campos quentes ou frios, o Senepol demonstra sua alta capacidade de adaptação.
Além disso, a raça tem a vantagem de possuir cascos pretos, fortes e resistentes, favoráveis para todo tipo de solo e topografia. Mas não é só isso, o Senepol é conhecido também por sua alta resistência a moscas e infestações de insetos, contribuindo ainda mais para a segurança dos criadores e para a preservação da espécie.
Senepol e a Genética
Outro factor relevante com a raça Senepol é sua genética. A grande maioria dos animais apresentam características padrões, seja nas matrizes, novilhas e touros, devido ao grande poder de transmissão das características genéticas da raça aos bezerros produtos de cruzamento. Tal padronização traz benefícios significativos aos criadores, principalmente pelo facto dos animais serem predominantemente sem chifres e possuírem pelagem na cor amarela claro à vermelha.
Ah, e um detalhe importante: o PMGS, Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol no Brasil, coordenado pela ABCB – SENEPOL, tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da Raça Senepol no país! Portanto, se você é criador, vale a pena ficar de olho nesse programa.