O Paraná apresenta boas perspectivas para a safra de soja 2023/24, conforme relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do estado. Até a segunda-feira (18), 88% das lavouras de soja estavam em boas condições, indicando um aumento em relação à semana anterior, quando esse índice era de 86%. Com o plantio já concluído, a pesquisa revela que 11% das plantações apresentavam condição média, enquanto apenas 1% estava em condição ruim.
A fase de desenvolvimento vegetativo abrange 30% das lavouras, comparado a 42% na semana anterior. A fase de floração registra 36%, um aumento em relação aos 33% da semana anterior, e a fase de frutificação está em 34%, enquanto na semana passada estava em 24%.
Quanto ao cultivo de milho verão, cujo plantio também foi concluído, o cenário é estável em comparação com a semana anterior. O relatório mostra que 80% das plantações estão em boas condições, 17% em condição média e 3% em condição ruim. Da área semeada, 13% estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 53% em frutificação e 4% em maturação.
Esses dados refletem a boa performance das culturas no Paraná, sinalizando uma perspectiva otimista para a produção agrícola no estado. A continuidade das condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras é fundamental para garantir uma safra robusta e contribuir positivamente para o setor agrícola local.