Arqueólogos realizando escavações nas Montanhas da Judeia, em Israel, descobriram uma moeda de prata fragmentada com cerca de 2.500 anos. Datada do período persa (entre os séculos VI e V a.C), a moeda é vista como uma importante evidência das práticas de comércio mais antigas da região.
O achado histórico nas Montanhas da Judeia
A Autoridade de Antiguidades de Israel confirmou a raridade da descoberta, pois foram encontradas apenas uma meia dúzia de moedas desse tipo em todas as escavações arqueológicas no país. O curioso objeto, que foi intencionalmente partido ao meio, foi cunhado com um selo quadrado embutido em uma das faces. Somente em momentos posteriores, técnicas mais avançadas permitiram a produção de moedas com selos salientes ao invés de “afundados”.
Moedas antigas e práticas de comércio
“A moeda é extremamente rara, juntando-se apenas a meia dúzia de moedas do seu tipo que foram encontradas em escavações arqueológicas no país. A peça foi cunhada num período em que a utilização de moedas estava apenas começando. A descoberta rara contribui com informações sobre a forma como o comércio era realizado e o processo pelo qual o comércio global passou do pagamento pela pesagem de peças de prata para o uso de moedas”, declarou Robert Kool, chefe do Departamento de Numismática da Autoridade de Antiguidades de Israel.
Uma peça original do antigo comércio global
A moeda, de acordo com os pesquisadores responsáveis pela descoberta, pertence a um conjunto de moedas antigas que foram cunhadas em regiões que atualmente são reconhecidas como Grécia antiga, Chipre e Turquia. Evidências dessas peças começaram a ser encontradas em Israel entre os séculos VI e V a.C. Durante a recente escavação que levou à descoberta da moeda, foram encontradas também ruínas de um prédio do chamado Primeiro Templo, com indícios de práticas comerciais ainda mais antigas.
A história escondida em moedas
As moedas são ricos documentos históricos que revelam muito sobre o passado. A partir delas, podemos entender melhor todo o crescimento e desenvolvimento de práticas comerciais, pois as trocas de mercadorias, antes baseadas em por peso, passaram a ser calculadas utilizando as moedas como principal método de pagamento. A descoberta dessa rara moeda em Israel proporciona aos historiadores uma janela para entender melhor estas antigas práticas e os processos de troca na antiguidade.