A Igreja Presbiteriana de West Park, localizada no Upper West Side de Manhattan, decidiu adiar seus planos de demolir a construção histórica do século XIX, um marco importante da cidade, e vender a terra para um promotor imobiliário.
A congregação, que vem argumentando há décadas que não tem recursos para restaurar o prédio em ruínas de estilo Renascentista Românico, imaginava que a venda da propriedade para um desenvolvedor imobiliário, que pretendia transformá-la em um prédio residencial de luxo, ajudaria a financiar obras da igreja, incluindo seu importante trabalho social.
A luta pela preservação do edifício histórico
Entretanto, a construção histórica foi designada como marco importante da cidade em 2010. Para demolir a igreja, era necessária a autorização da Comissão de Preservação de Marcos da cidade, cuja permissão foi solicitada pelo grupo religioso em 2022.
A solicitação da igreja levantou uma onda de apoio à conservação do edifício, que incluiu autoridades eleitas, além de celebridades como os atores Matt Damon e Mark Ruffalo.
Em carta enviada à comissão na sexta-feira, advogados da igreja afirmaram que iriam retirar o pedido enquanto resolvessem uma disputa de arrendamento pendente com um inquilino. A votação sobre o caso estava programada para a terça-feira seguinte.
As expectativas futuras para o edifício
A congregação manifestou que, no futuro, voltaria a tentar obter aprovação para a venda e demolição do prédio e estão confiantes de que seu pedido seria aceito. “Depois de mais de duas décadas tentando manter os reparos e esperando que promessas não cumpridas de arrecadação de fundos se concretizassem, ficamos sem tempo e dinheiro e precisamos explorar outras opções para o futuro da nossa congregação”, informou a organização em comunicado.
Defensores da preservação do prédio manifestaram esperança de que esta reviravolta possa resultar em um destino diferente para a estrutura histórica. “Estou em êxtase”, afirmou Gale Brewer, membro do Conselho Municipal que representa o Upper West Side e que ajudou a tornar o prédio um marco, a despeito das objeções da congregação. Ela espera que a situação possa permitir que outra pessoa adquira a propriedade com planos de não demoli-la.
A disputa pela igreja atraiu atenção nacional devido ao engajamento de celebridades pela preservação do prédio, incluindo os atores Wendell Pierce e Amy Schumer, o rapper Common, além de Ruffalo e Damon. Ruffalo chegou a se aproximar do prefeito Eric Adams no Tribeca Film Festival para defender o edifício.
Enquanto isso, a igreja se tornou um centro de debate sobre o futuro dos espaços de culto em Nova York e a crise imobiliária da cidade, com cada vez mais igrejas recorrendo ao desenvolvimento privado diante da diminuição da frequência dos fiéis. Alguns defensores do desenvolvimento acusaram celebridades e moradores abastados do Upper West Side de obstruir a construção de novos imóveis necessários à cidade.
O déficit de moradias em Nova York é uma das principais razões pelas quais os preços de aluguéis e casas estão tão altos na cidade.