Aeroportos do Rio Grande do Sul cancelam voos: passageiros serão ressarcidos?
Por causa das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande de Sul, elevando o nível do Rio Guaíba, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o Salgado Filho ficará com voos suspensos até 30 de maio.
Assim, passageiros que já tinham viagens aéreas marcadas com origem ou destino em Porto Alegre podem pedir compensação às companhias aéreas.
A Gol informou que cancelou todos os voos com partida ou chegada a Porto Alegre até 23h30 de 30 de maio e que os clientes com voos de chegada ou partida de Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Santo Ângelo e em Chapecó (SC) poderão remarcar a viagem.
Para isso, não será preciso pagar nada a mais, os clientes ainda podem deixar o valor da passagem como crédito junto à empresa.
A Azul disse que está oferecendo voos extras “para demais aeroportos da região”. Os clientes da companhia podem alterar sua passagem para estes “destinos alternativos” ou ainda solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito.
O que fazer se a empresa não ofereceu a compensação
De acordo com a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, em relação às informações sobre condições gerais de transporte aéreo, bem como sobre os direitos dos passageiros em caso de cancelamentos e remarcações de voos, esses dados podem ser obtidos na página “Passageiros”, do portal da Anac: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros.
Contudo, se a companhia aérea não oferecer as assistências citadas, isso será considerado um descumprimento do contrato de transporte aéreo, ainda segundo a Anac.
Dessa forma, os passageiros são orientados a procurar os canais de atendimento eletrônico, telefônico ou presencial da própria empresa aérea, com o objetivo de solucionar o problema. No entanto, se não tiver uma resolução satisfatória, o cliente deve registrar uma reclamação na plataforma “Consumidor” do governo federal.