Uma das dúvidas mais frequentes de quem procura informações sobre currículo é justamente a forma correta de se escrever o nome desse documento tão importante. Pesquisando pela internet ou lendo os classificados é comum vê-la sendo escrita de duas formas: curriculum e currículo e por isso muita gente acaba ficando na dúvida.
Para resolver isso, é preciso ficar atento a alguns detalhes que te ajudarão a memorizar a resposta para a pergunta:
Curriculum Vitae é uma expressão vinda do latim que ao pé da letra significa “resumo da vida” ou “trajetória da vida”. O que de fato serve bem para definir sua função já que esse documento serve para resumir a trajetória profissional do candidato, fornecendo alguns detalhes quanto aos seus cargos e qualificação.
Já currículo nada mais é do que a versão aportuguesada da expressão em latim. Ambas estão corretas e podem ser usadas normalmente, mas por uma questão de familiaridade com o idioma o recomendado mesmo é usar “currículo”.
Quando está errado?
Quanto ao emprego incorreto da palavra, ele acontece quando o candidato mistura ambas as versões e escreve “Currículo Vitae”. Isso sim deve ser evitado.
Tem outra dúvida? Comente!