A marca de arroz que foi retira dos supermercados por contaminação: Anvisa bateu o martelo
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou retirar imediatamente das prateleiras dos supermercados o arroz da marca “Favorito”. A justificativa para essa medida foi a constatação, após exames, de fezes de ratos no produto.
O lote de arroz onde foram encontrados restos de excrementos dos roedores foi o de número 00204. A constatação alarmante causou um recall imediato do fabricante em relação ao produto.
O arroz da marca “Favorito” é produzido por uma empresa do Rio Grande do Sul, que está entre as 100 maiores produtoras do gênero no país.
A proibição da venda do arroz desta marca ocorre em um momento onde empresas do setor e o próprio governo trabalham com dados de uma possível escassez do produto no Rio Grande do Sul e no restante do país, pois o estado que está sofrendo com fortes chuvas é o maior produtor de arroz do Brasil.
Considerando a situação atual, a safra do estado neste ano está comprometida por causa das enchentes que causaram uma verdadeira tragédia.
Importância da Anvisa
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é uma autarquia sob regime especial. Ela possui sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de fronteiras, portos, aeroportos e recintos alfandegados.
A Agência é responsável por favorecer a proteção da saúde da população brasileira. Por isso, ela possui como seu objetivo promover a proteção da saúde dos cidadãos, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
É importante destacar que a ouvidoria da Anvisa é o canal para acolher manifestações referentes à reclamação, como também denúncia, elogio e sugestões relacionadas aos serviços da Agência.