Osteoporose dá direito a algum benefício do INSS? Posso me aposentar? Veja
Quem sofre com osteoporose corre um risco maior de ter fraturas, o que pode causar várias complicações para atividades do dia a dia. Considerando essa situação, seria possível conseguir algum benefício previdenciário do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social?
A osteoporose é caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea, por isso, os ossos vão ficando mais frágeis.
Considerando a gravidade do problema de saúde, o paciente com osteoporose pode ter direito a benefícios previdenciários? A resposta para essa pergunta vai depender da gravidade do caso.
Dessa forma, caso a pessoa esteja em uma condição incapacitante para o trabalho, será possível que tenha direito a alguns benefícios.
A osteoporose não se enquadra na lista de doenças graves que permitem a aposentadoria por invalidez. Por isso, apenas o diagnóstico desse quadro de saúde não justificaria a liberação de benefícios previdenciários.
Contudo, entende-se que o direito ao auxílio-doença, saque do FGTS ou aposentadoria existe sempre que houver uma condição que seja incapacitante para o trabalho. Assim, a pessoa com osteoporose que demonstrar a gravidade de sua situação pode abrir um pedido junto ao INSS.
Auxílio-doença do INSS
Quem está com osteoporose e deseja solicitar um benefício ao INSS deve saber que o auxílio-doença é o primeiro procedimento indicado para quem possui uma enfermidade grave.
Com o auxílio-doença o segurado do INSS fica “encostado” até que se recupere e possa voltar ao trabalho. Confira o passo a passo para fazer a solicitação do benefício:
- Primeiro, acesse a plataforma Meu INSS pelo site ou aplicativo de celular;
- Agora, informe seu CPF e senha para efetuar o login;
- Vá em Pedir benefício por incapacidade e selecione a opção auxílio-doença;
- Por fim, agende a perícia médica, que será realizada na agência do INSS mais próxima.
É importante que não se esqueça de comparecer à perícia na data marcada. Além disso, você deve levar documentos que comprovem a gravidade da osteoporose, como exames e guias médicas.