Sofre de hipertensão? Saiba se o INSS pode te compensar com o Auxílio-Doença
O auxílio-doença tem por objetivo ajudar financeiramente os segurados do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, que por algum motivo de doença ou acidente, ficam afastados da sua atividade laboral por mais de 15 dias.
O auxílio-doença é temporário, ele ajuda o segurado a continuar ganhando um determinado valor enquanto está incapacitado de exercer suas atividades laborais.
Agora, a aposentadoria por invalidez do INSS é um benefício por incapacidade concedido ao segurado que, por motivo de alguma incapacidade permanente, não consegue voltar a exercer suas atividades laborais.
No caso da hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”, é caracterizada pela força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo, e pode levar a conseguir alguns benefícios.
Quem sofre com pressão alta tem direito ao auxílio-doença do INSS?
Apenas a hipertensão não compromete a vida laboral do cidadão, no entanto, caso a pessoa precise passar por algum período de tratamento específico, que fique claro para o INSS que não poderá continuar exercendo suas atividades laborais temporariamente, o mesmo deve considerar que o trabalhador precisa ser requerido pelo auxílio-doença.
Há situações onde a hipertensão pode levar o cidadão a desenvolver outros tipos de problemas que necessitam de cuidados maiores, como é o caso de um AVC.
Mesmo que a hipertensão não impeça que o trabalhador exerça suas atividades laborais, será possível, dependendo da situação que o mesmo se encontra, requerer a aposentadoria por invalidez.
É importante lembrar que para marcar a perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social o cidadão poderá agendar o horário através do MEU INSS, ou ainda ligar para a central de atendimento por meio do 135.
Sou hipertenso há 8 anos e tomo medicamentos diário