Auxílio Gás + Cesta básica no CadÚnico: beneficiários podem sacar
Uma novidade importante aguarda os beneficiários do Bolsa Família neste mês de abril. O governo anunciou que, além do pagamento regular, um benefício extra será concedido, gerando expectativas e dúvidas entre os inscritos no programa.
Para abril, o Bolsa Família tem um aditivo especial com o adicional de R$ 102, que será depositado junto ao pagamento regular. Este montante extra corresponde ao Auxílio Gás, destinado a ajudar as famílias a cobrir os custos com o botijão de gás de 13kg.
O Auxílio Gás foi criado pelo Governo Federal para apoiar a compra do botijão de gás para famílias em situação de vulnerabilidade de renda. O programa social foi instituído pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2022.
Segundo o governo federal, podem ser beneficiadas pelo Auxílio Gás as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, inclusive, famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo.
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás em abril
As datas de pagamento variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Confira abaixo o calendário para abril providenciado pela Caixa Econômica Federal:
- NIS final 1: 17 de abril;
- NIS final 2: 18 de abril;
- NIS final 3: 19 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril (antecipado para 20);
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 26 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril (antecipado para 27);
- NIS final 0: 30 de abril.
A movimentação dos valores pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Segundo especialistas na área, é possível que ao longo do ano o valor do Auxílio Gás sofra alterações. Isso porque o montante é calculado com base no preço médio nacional do botijão de gás, que pode variar.