Score Serasa: como saber se minha pontuação é boa?
O Score do Serasa, pontuação que varia de 0 a 1000, serve como um termômetro do bom pagador, exibindo em detalhes o comportamento financeiro de cada consumidor. Essa pontuação é essencial para bancos e lojas varejistas, porque indica os consumidores que têm o hábito de pagar suas contas em dia.
A consulta a essa pontuação é gratuita e pode ser feita tanto pelo aplicativo (disponível para Android e iOS) quanto pelo site da Serasa. É um recurso bastante utilizado por empresas antes de conceder empréstimos, financiamentos e até mesmo cartões de crédito.
Muitos consumidores desconhecem, mas ter um Score elevado, mais do que ser bem-visto pelas empresas, amplia as possibilidades de obter melhores condições de negócio, como taxas de juros mais baixas em empréstimos e financiamentos, por exemplo.
Os critérios considerados para a definição da pontuação são: histórico de pagamentos, consultas ao CPF e histórico de crédito. Assim, um bom Score é, na prática, a imagem de um bom administrador das suas finanças pessoais.
Como melhorar o Score Serasa
Para ter um Score alto, é crucial pagar as contas em dia, pois o histórico de pagamentos é o principal fator. O ideal é que o consumidor comprometa apenas 30% da sua renda com parcelas fixas, o que inclui financiamentos.
O bom gerenciamento financeiro pode evitar a contração de novas dívidas, limpar o nome nos órgãos de proteção ao crédito, realizar pagamentos à vista e fazer movimentações frequentes em conta. Vale lembrar que essas são estratégias legais e saudáveis para a melhora da pontuação.
Além disso, é importante ficar atento ao CPF e à movimentação dos dados no Serasa, SPC e Boa Vista SCPC para garantir que não haja débitos desconhecidos ou irregularidades que possam prejudicar o Score.