Saiba como tirar carteira de trabalho digital pela primeira vez
Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital pode substituir o correspondente físico, dando aos usuários um acesso mais rápido e fácil às suas informações profissionais e benefícios trabalhistas. Para criar uma, o usuário deve ter um número de CPF válido e um celular ou computador com acesso à internet.
O processo está disponível para qualquer cidadão inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Com a crescente digitalização dos documentos e serviços, a Carteira de Trabalho Digital é mais uma facilidade que auxilia os cidadãos a manterem suas informações profissionais e trabalhistas facilmente acessíveis.
Como criar uma Carteira de Trabalho Digital pelo computador
Aqui está um passo a passo rápido para fazer a Carteira de Trabalho Digital através de um computador:
1. Acesse o portal Emprega Brasil, do Governo Federal, dedicado à criação da Carteira de Trabalho Digital;
2. Clique em “entrar” e faça o login Gov.br.;
3. Após entrar com suas credenciais, leia e aceite os termos de uso;
4. Uma vez que a autorização é concedida, você terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.
Como criar uma Carteira de Trabalho Digital pelo celular
O processo de criação de uma Carteira de Trabalho Digital pelo celular é semelhante ao do computador. O usuário deve baixar e abrir o aplicativo CTPS Digital, disponível para Android e iOS, fazer login e concluir a autorização necessária. Após esses passos, terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.
Carteira de Trabalho Digital substitui a versão física?
Em muitos casos, a versão digital do documento de trabalho tem capacidade para substituir a física, especialmente desde a criação do portal online eSocial, em 2014. No entanto, é aconselhável para os trabalhadores que já possuem o documento físico mantê-lo como uma forma de verificar os contratos de trabalho mais antigos.