Caixa libera benefício para trabalhadores aniversariantes; confira
Os saques imediatos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tiveram início neste mês fevereiro para o ciclo de beneficiários nascidos no mesmo mês. Esta modalidade, bastante popular entre os trabalhadores brasileiros, fornece uma opção rápida de acesso aos fundos.
O FGTS foi criado para oferecer segurança financeira para os trabalhadores, sendo acessível para saques apenas em situações específicas. No entanto, a modalidade de Saque Aniversário do FGTS permite um saque anual de uma parte do valor depositado no fundo.
Como o saque é feito no mês do aniversário do beneficiário, aqueles nascidos em fevereiro têm até o final deste mês para fazer a solicitação e receber o valor ainda este ano. Passada essa data, será possível apenas no próximo ano.
Como solicitar o saque-aniversário
Para solicitar o saque, é necessário utilizar o aplicativo FGTS, disponível tanto para aparelhos Android quanto iOS. A adesão à modalidade de Saque-aniversário do FGTS resultará em um depósito automático na conta do trabalhador no mês do seu aniversário.
Porém, é importante notar que, ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Em vez disso, ele receberá uma parte do valor disponível todos os anos. O valor do saque é determinado com base no saldo disponível na conta do beneficiário, existindo diferentes faixas de valor e percentuais correspondentes para cada uma.
Por exemplo: uma pessoa com saldo de até 500,00 reais pode sacar 50% desse valor. Já quem tem entre 500,00 e 1.000,00 reais pode sacar 40% do valor, além de uma parcela adicional de 50 reais. A tabela completa pode ser consultada no site da Caixa Econômica Federal.
Outro ponto importante é que, caso o beneficiário decida retornar à modalidade de saque total em caso de demissão sem justa causa, após solicitar o retorno, será preciso aguardar 25 meses para a mudança ser efetivada. Os valores só serão, então, depositados na conta do beneficiário após a confirmação da mudança.