Vale-gás: como solicitar e receber o benefício em fevereiro
O Auxílio Gás, também popularmente conhecido como vale-gás, é um dos inúmeros programas sociais operados pelo governo federal, com foco em famílias de baixa renda. A criação desse programa teve como principal objetivo facilitar o acesso dos brasileiros mais pobres ao gás de cozinha.
Até dezembro do último ano, cerca de 5,4 milhões de lares brasileiros foram beneficiados por este programa. Para o mês de fevereiro, prevê-se um número semelhante de beneficiários. Os repasses financeiros acontecem a cada dois meses, sendo, portanto, um programa bimestral.
Regras e público-alvo
O vale-gás foi originalmente desenvolvido para cobrir cerca de 50% do valor médio do botijão de 13 quilos. Atualmente, porém, as famílias beneficiadas recebem 100% do valor, que é periodicamente apurado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Em dezembro, a parcela repassada foi de R$ 110.
Para receber esse auxílio, é necessário que o cidadão possua inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e comprove uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660). Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), também são elegíveis ao vale-gás.
Como receber em fevereiro
O primeiro passo para receber o auxílio gás é fazer a inscrição no CadÚnico, que serve como ponto de entrada para vários benefícios sociais. Essa inscrição deve ser feita em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou em um posto de atendimento das prefeituras. Após o cadastro, a seleção dos aprovados é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Calendário de fevereiro
As datas de pagamento do Auxílio Gás em fevereiro são:
- Final do NIS 1: 16/02
- Final do NIS 2: 19/02
- Final do NIS 3: 20/02
- Final do NIS 4: 21/02
- Final do NIS 5: 22/02
- Final do NIS 6: 23/02
- Final do NIS 7: 26/02
- Final do NIS 8: 27/02
- Final do NIS 9: 28/02
- Final do NIS 0: 29/02
Os depósitos são realizados na conta do Caixa Tem, seguindo a ordem do final do Número de Identificação Social (NIS).