Nota de corte do SiSU 2024 para Medicina: veja o resultado
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2024 está sendo marcado pela disputa acirrada pelas vagas no curso de Medicina. Apresentando uma expressiva oferta de vagas e altas notas de corte, o processo seletivo tem desafiado os estudantes que aspiram a carreira médica.
O SiSU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste sistema, os candidatos podem se inscrever, gratuitamente, em duas opções de vagas, especificando ordem de preferência, instituição, local de oferta, curso e turno.
Quais são as notas de corte do SiSU 2024 para Medicina?
As notas de corte para Medicina estão surpreendendo os candidatos. A menor nota foi registrada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com 773,66 pontos. Por outro lado, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) teve a maior nota de corte para o curso de Medicina, com expressivos 935,11 pontos.
Impacto da Lei de Cotas no SiSU 2024
A Lei de Cotas, aprovada em novembro de 2023, trouxe novas possibilidades para o processo seletivo. As vagas são divididas em duas modalidades: ampla concorrência e cotas. Nesta última, são reservadas vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, com divisões adicionais para alunos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com algum tipo de deficiência.
Próximas Etapas do SiSU 2024
As inscrições para o SiSU 2024 vão até o dia 25 de janeiro. A divulgação dos candidatos selecionados acontecerá em 30 de janeiro. A matrícula para os selecionados poderá ser realizada entre os dias 1º e 7 de fevereiro.
Outras oportunidades
Aos candidatos que não conseguirem aprovação via SiSU, ainda há a possibilidade de participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas que facilitam o acesso ao ensino superior.
Enquanto o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas para estudantes que apresentam bom desempenho no Enem e que atendam a critérios de renda, o Fies oferece financiamento a juros baixos para estudantes que desejam cursar uma graduação em instituições privadas, mas que, igualmente, apresentam restrições financeiras.