Caixa abre inscrições para o FIES 2024 com calendário e edital definidos
A Caixa Econômica Federal começa o calendário de aditamentos contratuais do FIES para o primeiro semestre de 2024. Estudantes têm até o dia 31 de maio para cumprir as obrigações contratuais do fundo de financiamento.
Aproximadamente 263 mil estudantes terão a oportunidade de fazer as manutenções contratuais obrigatórias, incluindo a renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso, dilatação de prazo de financiamento e encerramento antecipado.
Processo de aditamento
Todas estas manutenções aos contratos do FIES 2024 serão realizadas por meio do portal SifesWeb. Além disso, o aditamento de renovação contratual também pode ser feito pelo aplicativo FIES CAIXA. Para conclusão do processo, é necessário que os estudantes estejam adimplentes ou efetuem o pagamento das parcelas em atraso.
Todos os estudantes que possuem contratos do Novo FIES em fase de utilização são obrigados a realizar o aditamento no primeiro semestre de 2024. Isso inclui, principalmente, os estudantes que já passaram por aditamentos semestrais anteriores ou que firmaram contratos no segundo semestre de 2023.
Critérios de participação no FIES 2024
Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançaram uma média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de terem obtido nota superior a zero na redação, podem participar do processo seletivo do FIES 2024. É necessário também ter uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
Opções no FIES 2024
O processo para conferir as faculdades participantes do FIES 2024 e as opções de vagas disponíveis é simples e acessível, através do Portal Acesso Único. Ao fazer isso, os estudantes terão acesso a uma lista das vagas disponíveis, podendo filtrar as opções por distintos critérios, como estado, cidade, nome do curso, e conceito do curso no MEC.
Renegociação de dívidas no FIES
Houve um aumento na inadimplência dos contratantes do Fundo de Financiamento do FIES. Em resposta, o governo vem propondo medidas de renegociação de dívidas e soluções financeiras mais diretas. A proposta busca incentivar a participação dos estudantes no serviço público, ao mesmo tempo em que destaca a importância do pagamento das dívidas para garantir a continuidade do FIES.