4 empregos para quem quer se aposentar mais cedo
O direito à aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores, principalmente quando se fala de profissões que possibilitam um menor tempo de contribuição. Em geral, estes são cargos que envolvem algum tipo de risco ao trabalhador, permitindo que haja uma redução da exposição, mas levando em consideração o tempo de atuação para ter direito a este benefício previdenciário.
Seja por meio da aposentadoria especial por tempo de contribuição ou através de planejamentos específicos, há profissões que exigem apenas 25 anos de contribuição. Outras, por sua vez, oferecem salários atrativos para se construir uma previdência privada. As alterações trazidas pela Reforma da Previdência afetam principalmente o tempo mínimo de contribuição, porém, também proporcionam mais flexibilidade aos profissionais liberais para encerrar a carreira.
Confira 4 profissões que proporcionam aposentadoria antecipada
1. Modelo profissional
No universo da moda, não existe uma regra de aposentadoria por idade, pois o encerramento da carreira depende do perfil de cada modelo, assim como do planejamento individual. Neste caso, é possível construir uma renda e uma reserva financeira que permita se aposentar aos 30 anos de idade, tal como ocorreu com a supermodelo Gisele Bundchen. Contudo, é importante considerar que a rotina desses profissionais, cheia de desfiles, ensaios fotográficos e viagens, exige bastante do físico após determinado período.
2. Bombeiros
Esta profissão, considerada de alto risco, permite a aposentadoria após 25 anos de atividade. Geralmente, os bombeiros iniciam a carreira ganhando cerca de R$ 1,8 mil, mas podem se aposentar com salários de até R$ 4,5 mil, dependendo da área de atuação.
3. Atletas de alto rendimento
Já os atletas de alto rendimento costumam ter um tempo máximo de atividade devido ao condicionamento físico necessário, ou seja, na carreira, esses profissionais não costumam ultrapassar os 30 anos de idade em algumas modalidades.
4. Aeronautas
Esse grupo de profissionais têm direito à aposentadoria especial devido à exposição à pressão atmosférica anormal, comum no caso dos comandantes de aeronaves, copilotos e comissários de bordo.