Banco Central abre concurso com salário inicial de R$ 20 mil
Nesta segunda-feira (22 de janeiro de 2024), o Banco Central (BC) iniciou o período de inscrições para um concurso público que disponibiliza 100 vagas. As inscrições ficarão abertas até o dia 20 de fevereiro. De acordo com o edital disponibilizado pelo banco, 50 vagas são destinadas à área de Tecnologia da Informação, e as outras 50 para a área de economia e finanças. O salário inicial oferecido é de R$ 20.924,80, sem contar os benefícios.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve possuir diploma de nível superior em qualquer área de formação, sempre que fornecido por uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Embora as provas sejam realizadas em todas as capitais do Brasil, os candidatos selecionados serão alocados em Brasília.
O que esperar do trabalho no BC
O chefe do departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização do BC, Marcelo Cota, destacou a diversidade de desafios que o trabalho no Banco Central pode oferecer. “O rol de atribuições do BC é muito grande, o que faz com que, ao longo da carreira, o servidor possa atuar e se capacitar em diferentes áreas. Além disso, sua missão e seus objetivos são muito desafiadores”, declarou em um comunicado à imprensa.
Detalhes do concurso
O Banco Central está reservando 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% delas para negros. A instituição ainda informa que, dependendo da natureza das atividades e do desempenho e compromisso demonstrados pelo servidor, haverá a possibilidade de adoção de regime de trabalho semipresencial ou remoto.
Além da remuneração salarial, os novos servidores também terão acesso a um programa interno de pós-graduação ministrado pelo próprio Banco Central, além de outras formações em nível nacional e internacional, através de parcerias com o Bank for International Settlements, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.