Como comprovar renda MEI para visto americano?
Viajar para o exterior pode até parecer uma tarefa relativamente simples, mas além do planejamento financeiro, é preciso lidar com processos burocráticos, como tirar o visto. Sem ele, o indivíduo não pode deixar seu país de origem, uma vez que isso é uma prática ilegal e pode resultar em consequências graves.
Portanto, a orientação é encarar os trâmites, evitando qualquer tipo de problema no seu momento de lazer. Ao cumprir com algumas obrigações, todo o procedimento fica mais simples. Pensando nisso, nesta matéria, você confere como tirar o visto, em especial o americano — seja você trabalhador enquadrado na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) ou empresário de pequena, média ou grande empresa.
Como comprovar meus vínculos empregatícios e obter o visto americano?
- 1. O seu vínculo profissional poderá ser aprovado ao oficial consular apresentando seus holerites de pagamento (para funcionários de empresas, corporações, entidades, governo, entre outros). Para empresários, será o contrato social, enquanto para autônomos será o MEI. Em ambos os casos, o imposto de renda figura como um documento fundamental, tendo em vista que ele reúne as informações sobre ônus e bônus da sua vida socioeconômica.
- 2. Os vínculos familiares também são laços importantes com o nosso país de origem e o oficial consular irá consultar onde estão os seus elos, principalmente parentes de primeiro grau, como pai, mãe, irmão ou filho(a).
- 3. A estabilidade financeira é outro ponto crucial durante o processo de análise do oficial consular para aprovação do visto americano. A estabilidade em questão pode ser comprovada por meio de recursos financeiros disponíveis para realização da viagem, como extratos bancários. O agente do consulado, durante a entrevista, poderá realizar uma análise da sua capacidade financeira de se manter no Brasil e possuir fundos para a viagem internacional. Em casos de dependentes financeiros, como por exemplo menores ou pessoas do lar que não exercem atividade remunerada, a documentação do patrocinador deverá ser apresentada.
- 4. O tempo de carreira profissional, tempo de trabalho na mesma companhia ou estar matriculado em um curso de longo prazo também figuram como ótimas provas de laços fortes com o país de origem.
- 5. Vínculos sociais, como exercer atividades extracurriculares regularmente, participar de alguma ONG, entidade ou associação de relevância para a sociedade poderão ser considerados como vínculo de requerente e conta como ponto positivo para sua avaliação para o visto americano.
- 6. Por fim, o seu histórico de viagens ao exterior é importantíssimo, tendo em vista que ele demonstrará um pouco sobre suas experiências fora do país de origem e seu hábito de realizar viagens internacionais, o que é um ponto bem positivo e pode te ajudar durante a avaliação do requerimento do visto americano. A pessoa com experiência internacional é vista com bons olhos pelo oficial consultar.