Bolsa Família 2024: pagamentos podem ser feitos no mesmo dia para todos os NIS
Ao que tudo indica, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda modificar a forma de como são feitos os repasses do Bolsa Família em 2024. Portanto, se você faz parte dos 21 milhões de agraciados pelo programa de transferência, siga conosco nesta matéria e não perca nenhum detalhe.
De modo geral, a possível modificação estudada por Lula e sua equipe deverá fazer com que todos os segurados do Bolsa Família recebam o benefício no mesmo dia, o que poderia agilizar os repasses, tendo em vista os depósitos sempre são feitos nos últimos 10 dias úteis de cada mês.
Atualmente, como bem sabemos, cada titular possui uma data específica para receber o auxílio. Para saber a data exata de recebimento, basta observar o último dígito do Número Identificação Social (NIS), uma vez que ele é usado como referência. Ou seja, com a novidade, os inscritos teriam uma data mensal certa, sem margem para erros.
A mudança vai acontecer no ano que vem?
Se levarmos em conta que o novo cronograma de pagamentos facilitaria os repasses realizados pela Caixa Econômica Federal (CEF), as chances são bem altas. Vale ressaltar que, até o momento, os beneficiários possuem algumas formas de ter acesso ao valor que é depositado na conta. Sendo elas:
- 1. Realização do saque do valor concedido pelo Bolsa Família na boca do caixa, em qualquer uma das agências da CEF;
- 2. Movimentar o valor pelo aplicativo Caixa Tem, onde os segurados podem ter acesso ao montante de forma digital e realizar pagamentos por meio da plataforma.
Pagamentos de dezembro
Todavia, enquanto aguardamos novos desdobramentos sobre a vindoura alteração no cronograma, confira o calendário que compete aos repasses do último mês de 2023. Mas antes, devemos lembrar que, diferentemente dos outros meses, em dezembro os pagamentos foram antecipados por conta das festas de fim de ano. Dito isso, confira as datas:
- Beneficiário com NIS final 1: depósito no dia 11 de dezembro (pago);
- Beneficiário com NIS final 2: depósito no dia 12 de dezembro (pago);
- Beneficiário com NIS final 3: depósito no dia 13 de dezembro (pago);
- Beneficiário com NIS final 4: depósito no dia 14 de dezembro (pago);
- Beneficiário com NIS final 5: depósito no dia 15 de dezembro (pago);
- Beneficiário com NIS final 6: depósito no dia 18 de dezembro (pago);
- Beneficiário com NIS final 7: depósito no dia 19 de dezembro (pago);
- Beneficiário com NIS final 8: depósito no dia 20 de dezembro (pago hoje);
- Beneficiário com NIS final 9: depósito no dia 21 de dezembro;
- Beneficiário com NIS final 0: depósito no dia 22 de dezembro.