Concurso Casa da Moeda: Edital lança vagas para candidatos com ensino médio e superior
Uma das grandes oportunidades de final de ano é o concurso para trabalhar na Casa da Moeda. Devido a sua importância, o processo seletivo costuma ser um dos mais aguardados entre os concurseiros. Além disso, a remuneração prometida figura como um dos principais atrativos e abrange níveis de ensino médio e superior.
O edital para o certame foi lançado e traz consigo uma chance de ouro para aqueles que almejam trabalhar como técnico de segurança ou analista de produção. Ao todo, são 68 vagas imediatas, mas também há a possibilidade de formar um cadastro reserva. Os salários podem chegar a até R$ 9.126,73.
Quais são os requisitos mínimos para cada cargo?
Para aqueles que desejam concorrer à vaga de técnico de segurança, é preciso ter concluído o Ensino Médio, feito um curso de Bombeiro Civil e ter carteira de motorista na categoria “D”. Já os interessados em ocupar o cargo de analista de produção na área de segurança corporativa e patrimonial, é necessário ensino médio completo, ter feito o curso de formação em vigilante e fazer a reciclagem desse curso a cada dois anos.
Como é possível observar, as oportunidades mencionadas há pouco exigem um certo nível dos candidatos, uma vez que a Casa da Moeda pretende preencher seu corpo empregatício com diferentes talentos. Além disso, a entidade promete um bom salário e chances reais de crescimento de carreira.
Etapas da seletiva
O concurso da Casa da Moeda, como previsto no edital recém-divulgado, será dividido em duas etapas, com cada uma delas sendo composta por diferentes fases de avaliação. Abaixo, confira quais são elas:
Provas objetivas
- 1. Primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
- 2. Cidade de realização: Rio de Janeiro (RJ).
- 3. Para técnico de segurança corporativa e patrimonial: língua portuguesa (15 questões) e matemática (15 questões);
- 4. Para analista de produção: conhecimentos básicos (10 questões) e conhecimentos específicos (20 questões).
Prova de aptidão física
- 1. Segunda fase, de caráter eliminatório;
- 2. Aplicada exclusivamente para o cargo de técnico de segurança
- 3. Teste em Barra Fixa;
- 4. Teste de Impulsão Horizontal;
- 5. Teste de Corrida de 12 Minutos.
Avaliação Psicológica
- 1. Terceira fase, de caráter eliminatório;
- 2. Aplicava exclusivamente para o cargo de técnico de segurança;
- 3. Envolverá a aplicação e avaliação de baterias de testes projetivos, de inventário de personalidade, de aptidão e de nível mental.
Procedimento de Heteroidentificação
- 1. Quarta fase, destinada aos candidatos autodeclarados pretos;
- 2. Responsabilidade técnica e operacional do Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio (CESGRANRIO).
Segunda etapa: avaliação biopsicossocial e exames médicos
- 1. Etapa eliminatória;
- 2. Composta por avaliação de integridade econômica, financeira e funcional.
Os candidatos aprovados no certame serão convocados por documento postal com aviso de recebimento. A não resposta à convocação resultará na eliminação do candidato do processo seletivo.