Concurso do Banco Central: Veja quando serão aplicadas as novas provas
O concurso do Banco Central (BC) chega como uma grande oportunidade para aqueles que almejam mudar de vida e conquistar sua independência financeira. Tendo em vista a importância do certame, nesta matéria, separamos as informações mais relevantes sobre o processo seletivo. Confira.
Primeiro, vale mencionar que o BC está em fase avançada no que diz respeito aos preparativos para o tão aguardado concurso. A expectativa é que as provas objetivas sejam aplicadas cerca de 120 dias após a publicação do edital. Levando em conta que a data limite de lançamento é até o dia 19 de janeiro de 2024, as provas poderiam ocorrer até 19 de maio do mesmo ano, conforme prevê o órgão.
Possíveis datas para execução do concurso
Se a autarquia monetária brasileira mantiver a previsão de aplicar as provas 120 dias após o edital, as possíveis datas seriam:
- 7 de abril de 2024;
- 14 de abril de 2024;
- 21 de abril de 2024;
- 28 de abril de 2024;
- 5 de maio de 2024;
- 12 de maio de 2024;
- 19 de maio de 2024.
Outro ponto que vale destacar é que restam apenas sete domingos disponíveis até maio de 2024 para a realização do certame, proporcionando um contexto estratégico para os candidatos interessados na oportunidade.
Sistema de reserva da seletiva
O concurso do BC já confirmou a aplicação de cotas, com reserva de vagas para pretos e pessoas com deficiência. Ao todo, serão 100 vagas disponíveis, distribuídas nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Economia/Finanças.
É preciso ficar atento para os prazos que vão além das provas. Neste sentido, a entidade divulgou as datas para outros compromissos relevantes. Entre elas, o Programa de Capacitação (Procap) está previsto para ocorrer entre setembro e outubro de 2024, enquanto a admissão de novos servidores (posse coletiva) está planejada para acontecer entre fevereiro e março de 2025. Os selecionados exercerão a função em Brasília (DF).
Salário e realização do último certame
A carreira oferece remuneração de R$ 21.582,80, considerando o novo auxílio-alimentação de R$ 658, reajustado neste ano pelo Governo Federal. Vale frisar que o Banco Central não realizava contratações efetivas há um bom tempo, com o último concurso público sendo realizado no ano de 2013, com vagas para técnicos. A banca organizadora foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Todavia, por conta do curto espaço de tempo entre o edital e a aplicação das primeiras provas, os candidatos devem se preparar ainda mais, tendo em vista que será preciso passar por um período intenso de estudos. A estratégia adotada por cada interessado no concurso do BC pode ser o grande diferencial para o sucesso no processo seletivo.