Como consultar extrato do pagamento do INSS em novembro
Nesta sexta-feira (24), o Governo Federal vai dar sequência aos pagamentos de aposentadorias, pensões e outros auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Bem como aconteceu nos outros meses, os depósitos devem ocorrer de forma intercalada, seguindo um cronograma baseado no número do benefício de cada segurado.
Todavia, o fato é que nenhum beneficiário do INSS precisa aguardar para saber quanto vai receber neste mês de novembro. Sendo assim, qualquer cidadão agraciado pode consultar o seu extrato do pagamento sem precisar se dirigir até uma das agências do órgão previdenciário. Para isso, basta acessar as informações presentes na sua conta no portal Meu INSS.
A consulta do extrato é de suma importância em todos os casos, uma vez que é por meio dela que o segurado pode conferir não apenas quanto vai receber, mas também os possíveis descontos que estão registrados em seu nome. Ao realizar a verificação, o beneficiário pode saber se está sendo vítima de uma cobrança indevida, por exemplo.
De acordo com o INSS, o extrato trata-se de um serviço responsável por emitir os comprovantes de pagamento dos benefícios que a pessoa recebe da autarquia. “O documento traz valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS“, diz o órgão.
Passo a passo de como consultar o extrato
Tendo tudo isso em mente, a seguir, veja como realizar a consulta do extrato referente ao pagamento de novembro deste ano:
- 1. Primeiro, acesse o site Meu INSS;
- 2. Na página inicial, clique em “Do que você precisa?” e, depois digite “Extrato de pagamento”;
- 3. Agora, clique em “Baixar PDF”;
- 4. Após isso, o documento será gerado automaticamente.
Se for de seu desejo, também é possível solicitar o comprovante indo presencialmente até uma agência do INSS. Assim como acontece na verificação realizada pelo portal, o documento também é entregue na hora. Vale lembrar que o procedimento é totalmente gratuito.
INSS: pagamentos de novembro
Como de praxe, os repasses serão divididos em dois cronogramas. O primeiro deles é destinado aos segurados que recebem o piso previdenciário, isto é, R$ 1.320 (o mesmo valor do salário mínimo):
- Final 1: depósito no dia 24 de novembro;
- Final 2: depósito no dia 27 de novembro;
- Final 3: depósito no dia 28 de novembro;
- Final 4: depósito no dia 29 de novembro;
- Final 5: depósito no dia 30 de novembro;
- Final 6: depósito no dia 1º de dezembro;
- Final 7: depósito no dia 4 de dezembro;
- Final 8: depósito no dia 5 de dezembro;
- Final 9: depósito no dia 6 de dezembro;
- Final 0: depósito no dia 7 de dezembro.
Já o segundo calendário é composto pelos beneficiários que recebem qualquer valor acima de R$ 1.320. Para esta parcela, os repasses serão feitos a partir do mês de dezembro. Veja abaixo:
- Finais 1 e 6: 1º de dezembro;
- Finais 2 e 7: 4 de novembro;
- Finais 3 e 8: 5 de novembro;
- Finais 4 e 9: 6 de novembro;
- Finais 5 e 0: 7 de novembro.