Semana de 4 dias de trabalho – O que é?
Tradicionalmente, as pessoas no Brasil trabalham cinco dias e folgam dois dias, ou seja, a semana de trabalho é organizada em um sistema 5×2.
No entanto, quem nunca quis que a semana de 4 dias de trabalho fosse uma realidade? Inclusive, em países como os Emirados Árabes Unidos, a semana é mesmo composta apenas por 4 dias, sendo os demais dias destinados ao descanso.
No Brasil, isso tem sido feito por algumas empresas e, sendo assim, a legislação trabalhista já tem orientações a esse respeito.
Afinal, por ser algo diferente do comum, as dúvidas sempre surgem para o setor de Recursos Humanos e para os próprios trabalhadores.
Neste material serão informadas algumas coisas básicas com relação a esse estilo de trabalho.
Qualquer lugar pode adotar?
É possível encontrar a semana de 4 dias de trabalho em qualquer lugar: uma escola, por exemplo, podem ter trabalhadores que só têm expediente por 4 dias. O mesmo pode ocorrer em uma fábrica, em um hospital, em uma loja, etc.
Qualquer empresa pode fazer o registro do seu funcionário como se ele cumprisse apenas 4 dias de trabalho a cada semana. No entanto, é claro que será preciso ter mais colaboradores para cobrir os dias nos quais os outros estão descansando.
Contudo, é pouco comum que o estabelecimento feche já na sexta-feira ou que ele abra na terça-feira, especialmente se for uma escola ou um estabelecimento médico.
Não há problema legal com uma carga menor que o comum
Normalmente, o que se vê nas empresas é a chamada carga de 44 horas, que acontece quando a pessoa trabalha por 8 horas todos os dias.
No entanto, apesar de isso ser o mais comum, não quer dizer que outras jornadas não sejam possíveis, como a de 4 dias trabalhados. Sendo assim, uma empresa que escolhe essa forma de trabalho para os seus funcionários não está indo contra a lei, por exemplo.
A empresa tem de pagar menos?
O fato de a jornada ser de 4 dias não significa que a empresa tenha de oferecer ao funcionário um salário mais baixo. Afinal, é preciso lembrar-se sempre de que as classes profissionais têm piso e que, mesmo com uma jornada menor, essa quantia precisa ser respeitada.
Contudo, quando o sindicato da categoria permite que ocorra uma diminuição de salário, sempre em acordo com os próprios trabalhadores, isso pode sim ser feito.
A redução dessa carga tem a ver, principalmente, com produtividade
A verdade é que as empresas, quando decidem implementar a semana de 4 dias trabalhados, estão pensando no descanso do seu trabalhador.
O esperado é que, uma vez que eles estão mais descansados, haja um rendimento maior enquanto eles estiverem trabalhando. Sendo assim, haveria uma compensação pela redução de 1 dia de trabalho.
Outro detalhe é que o descanso de 3 dias na semana colaboraria para fazer com que esses trabalhadores ficassem menos estressados, reduzindo problemas de saúde e, claro, a eventual necessidade de um afastamento.