O piso salarial é definido como o menor valor que deva ser pago para a classe de uma determinada profissão. Por isso, cada área profissional tende a ter o próprio piso salarial, o que vai diferir este limite a depender da classe de trabalhadores.
Esta diferença se baseia em uma série de fatores, tais como o nível de escolaridade do profissional. Além disso, cabe também a eficácia da luta sindical da classe, responsável importante pela busca e definição dos valores.
A região geográfica também promove mudança, dependendo da região e estado pode haver uma grande mudança. É bom ressaltar que o salário mínimo, menor valor pago aos trabalhadores de forma geral é considerado o piso salarial nacional.
Qual será o piso salarial dos professores para 2023?
Como dito anteriormente, o piso salarial depende da profissão exercida. Além disso, em algumas situações valores são definidos para uso nacionalmente. Ou seja, significa que cada região pode ter o seu próprio piso salarial definido. Contudo, este valor nunca pode ser menor que o que tenha sido definido pelo governo.
Professores que querem ter acesso ao valor correto do seu piso salarial em sua região devem acessar os canais oficiais. Sendo assim, busque o site da Secretaria de Educação do seu estado ou ainda o portal da prefeitura de sua cidade.
O atual ministro da educação, Camilo Santana, anunciou o reajuste do piso salarial para os professores da educação básica. De acordo com o anúncio, o novo valor chegará a R$4.420,55. Ou seja, este valor representa cerca de 15% de reajuste em relação aos anos anteriores.
Além do anúncio do reajuste, o governo anunciou ainda que haverá o lançamento de um programa de incentivo à formação continuada. O primeiro deles está voltado à UAB (Universidade Aberta do Brasil). A proposta é que se lance mais de 150 mil vagas para os níveis de graduação, pós-graduação e especialização.
Outro programa é o Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Este pretende ofertar mais de 10 mil vagas para curso de duração de até 5 anos.
Este reajuste do piso salarial dos professores tem base na lei do piso salarial, sancionado no ano de 2008. A respectiva lei estabelece que este reajuste deves ser concedido todos os anos, sempre nos meses de janeiro, garantindo a adequação salarial dos profissionais em educação de todo o país.