O Sistema de Seleção Unificado (SISU) costuma realizar as matrículas para os estudantes aprovados duas vezes no ano, uma a cada início de semestre.
Para tanto, as pessoas com desempenho satisfatório no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisam realizar a matrícula virtual e, depois, apresentar certa lista de documentos que o Ministério da Educação (MEC) exige.
O problema é que alguns estudantes focam demais na obtenção de uma nota do ENEM que se enquadre na nota de corte do curso desejado, mas se esquecem de verificar se possuem toda a documentação necessária.
Isso faz com que uma boa parcela dos aprovados tenha problemas na hora de matricular-se nas instituições públicas de ensino superior.
Para prevenir-se, é muito importante saber todos os documentos obrigatórios para quem precisa se matricular no SISU 2021. São eles:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Histórico Escolar
- Comprovante de reservista do Exército
- Comprovante de residência (geralmente, é preciso que ele tenha até 3 meses
- Comprovante do vínculo anterior com escola da rede pública durante o período do Ensino Médio
- Documento original com foto
- Certificado de conclusão do Ensino Médio
- Título de eleitor (que não pode apresentar pendências)
- Certidão de casamento ou de nascimento
- Comprovante de renda familiar
Como ingressar no SISU 2021
Milhões de estudantes têm interesse em fazer o seu curso superior em uma universidade pública e, para conseguir isso, é indispensável fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada.
Para quem ainda tem interesse em estudar em 2021, é necessário aguardar que o Ministério da Educação libere as inscrições do segundo semestre.
Clicando em https://sisu.mec.gov.br/#/, o estudante pode verificar o calendário para a segunda metade do ano, além de efetivar a sua inscrição para o SISU.
Destaca-se a seção ‘Dúvidas”, onde as pessoas iniciantes no Sistema de Seleção Unificada encontram diversas explicações a respeito das notas do ENEM, das inscrições, da lista de espera, dos resultados e muito mais.
Também no site do SISU 2021 é possível conferir quais os municípios aderem ao programa e os cursos.