IFAP 2021 – Cursos técnicos gratuitos
O Instituto Federal do Amapá (IFAP) comunicou a todos que os seus cursos técnicos gratuitos estão com inscrições liberadas.
A instituição faz parte da rede de institutos federais, que oferecem cursos de pós-graduação e graduação também, todos eles de maneira gratuita.
No momento, os cursos técnicos que o IFAP tem disponíveis para o primeiro semestre deste ano são:
- Técnico em Florestas
- Técnico em Logística
- Técnico em Alimentos
- Técnico em Estradas
- Técnico em Química
- Técnico em Administração
- Técnico em Comércio Exterior
- Técnico em Informática
- Técnico em Meio Ambiente
- Técnico em Edificações
- Técnico em Mineração
- Técnico em Rede de Computadores
- Técnico em Agropecuária
- Técnico em Publicidade
Os campi do IFPA nos quais os cursos técnicos acima serão disponibilizados são: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Porto Grande. Cada um dos cursos tem somente 1 vaga destinada a pessoas com deficiências.
A inscrição é de graça e os candidatos têm de clicar em https://processoseletivo.ifap.edu.br/ps/ para concorrer aos cursos técnicos gratuitos do IFAP, que têm certificado reconhecido pelo Ministério da Educação.
Vale dizer ainda que o IFPA, assim como os outros institutos federais do país, tem 50% das suas vagas disponíveis para quem estudou em escolas particulares e os outros 50% são especiais para os egressos ou os estudantes das escolas públicas.
Dentre a parte destinada a pessoas da educação privada, há ainda 5% do total que é para pessoas com deficiências.
Documentos ao final do edital não podem ser esquecidos pelo inscrito
No final do edital, o IFPA coloca modelos de declarações variadas, como a de notas. É importante que todos os que se inscrevem preencham essas declarações e que solicitem às escolas em que estudaram todas as informações que o IFPA pede, especialmente na hora da matrícula.
Todos os cursos técnicos gratuitos disponíveis são para quem finalizou o ensino médio e tem a comprovação, mesmo que os estudos tenham sido completados com o EJA.
Havendo dúvidas, o Instituto Federal do Amapá está a postos para respondê-las em todos os seus canais de atendimento.