É possível trabalhar pela internet? Dicas para trabalhar de casa!
O trabalho pela Internet oferece uma série de comodidades: poder estar em casa, sem a necessidade de seguir dress code e, principalmente, sem precisar se deslocar de um lugar para outro.
É por causa disso que tantos profissionais passaram a buscar esse tipo de emprego, mas é importante lembrar que o trabalho virtual tem as suas especificidades.
Trabalhar pela Internet é possível, mas exige infraestrutura
O profissional que deseja desempenhar as suas tarefas pela Internet precisa ter duas coisas:
- Um computador (notebook ou PC) que funcione bem;
- Uma conexão de Internet estável
Para algumas profissões, podem ser necessários outros itens de infraestrutura, como uma webcam e um microfone. Por isso, antes de começar a buscar pelas vagas de trabalho à distância, é preciso avaliar se todas essas coisas estão em boas condições.
Trabalhar pela Internet exige disciplina
Quem trabalha pela Internet precisa saber dizer “não” às distrações que tendem a fazer com que a sua produtividade diminua. Inclusive, os trabalhadores freelancers precisam realizar o máximo de projetos possível para receber um salário adequado e, com distrações, isso se torna bem mais difícil.
Para os CLT que trabalham em homeoffice, é fundamental cumprir a carga horária que a empresa estabelecer para evitar descontos no pagamento; novamente, destaca-se a necessidade de disciplina.
Trabalhar pela Internet é possível, mas pode haver incerteza de salário
Existem duas categorias de pessoas que trabalham pela Internet: as que são empregadas CLT de uma empresa e as que são freelancer. As primeiras recebem um salário fechado, assim como seria se elas estivessem dentro de um escritório.
Por outro lado, os freelancers recebem por produção e, assim, o rendimento no final do mês é incerto: da mesma forma que se pode ter uma renda bem grande em alguns períodos, é possível notar uma sensível diminuição em outros.
Divulgação do trabalho é indispensável
Para os freelancers, a divulgação do seu trabalho pela Internet é indispensável; por isso, estar em grupos do Facebook sobre esse assunto e fazer cadastros em sites especializados se torna muito importante.