Curso Instalador Predial de Tubulações a Gás Senai
Cada vez mais lugares estão optando por usar gás encanado por uma questão de praticidade: com esse tipo de serviço, ninguém precisa se preocupar com a troca de botijões, por exemplo, não havendo também o risco de ficar sem abastecimento quando o botijão acabar, muitas vezes em um momento inoportuno.
Porém, como o gás encanado oferece bastante perigo quando não é bem manuseado, surgiram diversos cursos nesse segmento e um deles é o Instalador Predial de Tubulações a Gás, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Com esse curso, os profissionais aprendem implantar a tubulação de gás de modo seguro e a identificar quando existem problemas nessas instalações e que possam ocasionar até mesmo acidentes mais sérios.
Como é o curso de Instalador Predial de Tubulações a Gás
Oferecido em diferentes unidades da rede Senai, esse curso garante certificado e, geralmente, tem 162 horas de carga horária. O conteúdo programático inclui:
- Instalação de Tubos e Conexões;
- Adequação de Ambientes;
- Fundamentos de Instalações Prediais e Gases Combustíveis;
- Equipamentos e Aparelhos Instalados Sem Carga
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial só aceita a matrícula de pessoas que tenham terminado o Ensino Fundamental e que sejam maiores de idade comprovadamente.
Vale salientar que as unidades que têm o curso Instalador Predial de Tubulações a Gás podem oferecê-lo totalmente presencial ou permitir que parte da carga seja realizada à distância. Entretanto, só receberá o certificado o participante que fizer tanto a carga presencial quanto EAD.
Valor do curso do SENAI
Este é um curso que os interessados podem fazer com uma bolsa de estudos, desde que a unidade tenha alguma gratuidade a oferecer ou que a pessoa tenha sido aprovada no PRONATEC.
Para os pagantes, o valor do curso Instalador Predial de Tubulações a Gás pode variar de unidade para unidade. Em São Paulo, por exemplo, o preço à vista é de R$ 1.799,00 e os alunos podem ter 5% de desconto no boleto. Caso queiram dividir o pagamento, são permitidas sete parcelas de R$ 257,00.