Não é novidade que a observação do céu noturno tem o poder de nos conectar com o universo de uma maneira única. Entretanto, você sabia que nem sempre precisamos de equipamentos sofisticados para contemplar a grandiosidade do cosmos? Nesse artigo, você vai descobrir que é possível ver aglomerados estelares – que estão a trilhões de quilômetros de distância – apenas usando seus próprios olhos! Surpreenda-se com o quão acessível a astronomia pode ser e prepare-se para ampliar seus horizontes.
Entendendo o que são aglomerados estelares
Antes de apresentarmos a lista incrível que preparamos para você, vamos entender melhor sobre o que estamos falando. Aglomerados estelares são conjuntos de estrelas que estão juntas por causa da gravidade mútua. Embora eles possam parecer semelhantes às galáxias à primeira vista, um aglomerado estelar é menos massivo. Se comparado com a nossa galáxia, a Via Láctea, que comporta cerca de um trilhão de massas solares, um aglomerado estelar globular típico tem a massa de aproximadamente 100.000 sóis.
Aglomerados abertos versus aglomerados globulares
Os aglomerados estelares estão divididos em duas categorias principais: os globulares e os abertos. Enquanto os aglomerados globulares são antigos, geralmente esféricos, e comportam de alguns milhares a um milhão de estrelas; os aglomerados abertos são mais jovens e menores, contendo centenas ou milhares de estrelas. Aglomerados abertos perdem sua ligação gravitacional ao longo do tempo e acabam por se dispersar mais no espaço.
Como observar um aglomerado estelar?
Agora que sabemos um pouco mais sobre o que são esses incríveis conjuntos de estrelas, como podemos observá-los? Felizmente, há várias maneiras de encontrar esses objetos celestes. Você pode usar um guia escrito, um mapa do céu ou um aplicativo de astronomia, por exemplo. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas o mais importante é que todos eles podem levar você a uma experiência nova e fascinante de observação do céu!
15 aglomerados estelares para se observar a olho nu
Agora que você já sabe mais sobre o que são esses conjuntos estelares e como avistar um deles, prepare-se para conhecer a lista dos 15 aglomerados estelares mais visíveis a olho nu que preparamos para você. Nessa lista, os aglomerados estão organizados pela magnitude aparente, começando pelo mais brilhante.
- Híades (Collinder 50)
- Aglomerado Alpha Persei (Collinder 39)
- Plêiades (Messier 45)
- Aglomerado estelar de Coma (Melotte 111)
- Plêiades do Sul (IC 2602)
- Aglomerado de Omicron Velorum (IC 2391)
- Aglomerado do Poço dos Desejos (NGC 3532)
- Aglomerado de Ptolomeu (Messier 7)
- Aglomerado da Colmeia (Messier 44)
- Omega Centauri (NGC 5139)
- 47 Tucanae (NGC 104)
- Aglomerado da Borboleta (Messier 6)
- Aglomerado da Caixa de Joias (NGC 4755)
- Aglomerado Duplo (NGC 869 e NGC 884)
- Aglomerado da Pequena Colmeia (Messier 41)