O Santo do dia 26/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Ludgero. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Ludgero digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
Tudo sobre São Ludgero, o evangelizador da Frísia
O evangelizador da Frísia e o primeiro bispo de Münster, São Ludgero, nasceu em 745 em Suescnom, na Frísia, e desde pequeno demonstrou grande dedicação aos estudos e à vida religiosa. Filho de uma família nobre, Ludgero foi discípulo de São Gregório no mosteiro e mais tarde de Alcuíno de York, reitor de uma das mais renomadas escolas da época.
Ordenação e primeiros passos na evangelização
Ludgero foi ordenado sacerdote em Colônia, em 777, por Alberico. Ele dedicou-se à evangelização da região pagã da Frísia, onde São Bonifácio havia sofrido martírio. Ludgero converteu multidões, fundou diversos mosteiros e construiu muitas igrejas.
O trabalho missionário e a fundação do bispado
Devido às instabilidades em sua terra natal e a revolta de Widukindo, Ludgero buscou aconselhamento com o Papa Adriano II. Depois de um longo retiro, ele se tornou beneditino no Monte Cassino. Em 802, depois de evangelizar e fundar o mosteiro de Werden, Hildebaldo, arcebispo de Colônia ordenou-o bispo em Münster, sendo o primeiro daquele local. Ludgero anexou lugares à sua diocese na Frísia e fundou o mosteiro de Helmstad.
Sua pregação e legado
O trabalho de Ludgero foi marcado por milagres, profecias e, sobretudo, uma forte pregação da Palavra, capaz de converter multidões. Além disso, ele se destacou por construir igrejas e mosteiros e formar sacerdotes. Mesmo em meio a enfermidades, ele nunca deixou de se dedicar ao Reino de Deus.
Município de Ludgero (SC)
Ludgero também é lembrado no Brasil. O município de São Ludgero, em Santa Catarina, foi colonizado por alemães vindos da Colônia Teresópolis, na década de 1860. Esses colonizadores vieram principalmente da região de Münster e de Heek, que também têm Ludgero como padroeiro.
Sua festa é celebrada pela Igreja Católica no dia 26 de março. Naquele dia, devotos rezam: “Ó saudoso bispo, que, com tão grande amor nos ensinaste a servir incansavelmente a Jesus como um exímio pastor, nos dignai a servir de tal modo que vos imite e sejamos luz em meio a este mundo. São Ludgero, rogai por nós!”