A Coreia do Norte aparece novamente no topo da lista dos 50 países onde os cristãos sofrem maior perseguição, segundo o World Watch List 2024, divulgado pela Open Doors. “Neste momento em que a perseguição aos cristãos atinge níveis históricos, temos a oportunidade de apoiar nossos irmãos e irmãs em Cristo que estão sofrendo perseguição por causa do Evangelho”, declarou Ryan Brown, CEO da Open Doors EUA, em um comunicado. “Não há melhor lembrete que a divulgação anual do relatório World Watch List da necessidade de nos mantermos informados e em oração por nossos familiares perseguidos ao redor do mundo.”
Coreia do Norte e Nigéria em destaque
Liderada pela dinastia Kim, a Coreia do Norte alcançou o primeiro lugar no relatório anual devido à perseguição generalizada aos cristãos, resultando em execuções ou prisões em campos de trabalho forçado.
Já a Nigéria ocupa o sexto lugar na lista em termos de perseguição aos cristãos. “É de partir o coração ouvir sobre o que nossos irmãos e irmãs em Cristo estão vivendo na Nigéria e em outras partes da África Subsaariana”, acrescentou Brown. “A maioria de nós não consegue imaginar o que é viver com medo por nossas próprias vidas por causa de nossa fé em Cristo, mas que testemunho esses fiéis crentes são para o resto de nós. Devemos continuar a lembrá-los em oração, bem como emular sua fidelidade em nosso próprio contexto.”
Uma ferramenta crucial para entender a perseguição global
A Lista de Vigilância é um recurso útil para quantificar a crescente perseguição aos cristãos globalmente. O relatório anual de Perseguidores do Ano da ICC e as constantes atualizações de notícias globais também são ferramentas extremamente úteis para ajudar as pessoas a entenderem a perseguição global.