O Papa Francisco realizou uma reunião na quarta-feira (10) com integrantes do projeto Transversal Dialop, de cunho esquerdista, para discutir a situação de pessoas socialmente vulneráveis. De acordo com o Vatican News, portal oficial da Igreja Católica, esse encontro viabilizou um diálogo entre socialistas, marxistas e cristãos, promovendo a cooperação em prol de uma ética comum para o futuro da sociedade polarizada.
Objetivos da Transversal Dialop
Na sua página na Internet, o Transversal Dialop se descreve como uma iniciativa que estimula o diálogo “entre socialistas/marxistas e cristãos mobilizando intelectuais, acadêmicos, políticos, ativistas e estudantes de diversos países europeus.” A proposta do projeto é desenvolver e propor uma ética social comum, vista como uma nova narrativa para uma Europa em busca de sua identidade.
Contrapontos do cristianismo ao marxismo
Doutor em sociologia, Thadeu Silva contesta a afirmação de que haja compatibilidade entre o cristianismo e o marxismo. Segundo ele, a concepção cristã mostra que Deus é o criador do homem, contrariamente ao postulado marxista de que o homem construiu a ideia de Deus. Ainda de acordo com Thadeu, os mandamentos seguidos pelos cristãos, como amar os inimigos, são opostos à postura de Marx, que defende a destruição do adversário.
A relação de Papa Francisco com o comunismo
Em entrevista a representantes do grupo America Media, ligado aos jesuítas nos EUA, o Papa Francisco mostrou seu posicionamento sobre acusações frequentes de comunismo e marxismo decorrentes de suas críticas ao capitalismo. O Papa argumentou que esse julgamento surge da redução sociopolítica da mensagem do Evangelho. Ele então questiona: “Jesus é comunista, então?”Papa Francisco é conhecido por sua posição progressista na Igreja, abordando temas sociais complexos e muitas vezes polêmicos, e enfatizando a importância do diálogo para a resolução de conflitos. Entretanto, sua proximidade aparente a ideias socialistas e marxistas gera controvérsia e discussões acaloradas sobre a direção política da Igreja Católica. Sua reunião com o projeto Transversal Dialop simboliza o compromisso do Papa com esse diálogo abrangente e a busca contínua por soluções para os desafios sociais atuais.