Os eclipses, sejam eles solares ou lunares, sempre causaram admiração, tanto na comunidade científica quanto no público em geral, devido ao seu caráter fascinante e por vezes misterioso. Tais fenômenos celestes são resultantes do alinhamento das órbitas da Terra, Lua e Sol.
Eclipse, em termos simples, é o escurecimento total ou parcial de um astro, causado pela interposição de outro astro entre ele e a fonte de luz. Existem dois tipos principais de eclipse que são de grande interesse para os astrônomos: o solar e o lunar.
O eclipse solar: quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol
O eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra sobre nosso planeta. Em regiões onde o Sol é completamente coberto pela Lua, acontece o que conhecemos como eclipse solar total.
Tais áreas estão situadas diretamente na sombra da Lua. Já nas regiões onde o Sol não fica completamente oculto, ocorre o que chamamos de eclipse solar parcial. Nestas áreas, a Terra está na penumbra, a área de sombra parcial da Lua. Se a órbita da Lua ao redor da Terra estivesse alinhada com a órbita terrestre ao redor do Sol, teríamos um eclipse solar toda vez que a Lua estivesse em sua fase nova.
E o eclipse lunar: quando a Terra se interpõe entre a Lua e o Sol
Por outro lado, o eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra, sendo a luz solar bloqueada por nosso planeta. A sombra terrestre então cobre completamente o disco lunar. Se a órbita lunar estivesse alinhada com a órbita terrestre, semelhante ao caso do eclipse solar, teríamos um eclipse lunar sempre que a Lua estivesse em sua fase cheia.
Quer saber quando será o próximo eclipse?
A agência espacial NASA mantém calendários atualizados com as datas das ocorrências de eclipses. Conhecendo as datas, é possível se preparar para assistir a estes fenômenos impressionantes, que fizeram parte do estudo e da cultura de diversas civilizações ao longo da história da humanidade.
Os eclipses são eventos astronômicos fascinantes que nos lembram da maravilha do nosso universo e do valor da ciência em ajudar a explicar os fenômenos cósmicos. Aproveitemos esses momentos para aprender e apreciar a imensidão do universo que nos cerca.