A festa de Carnaval, muito celebrada em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, sempre traz consigo algumas questões para os cristãos: participar do Carnaval é pecado? Existe carnaval cristão? O que é considerado pecado dentro do Carnaval? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Pe. Luiz Camilo Júnior, C.Ss.R., em entrevista ao Redação A12, ofereceu várias reflexões e dicas para os católicos curtirem os dias de folia de forma saudável, sem esquecer do relacionamento com Deus e com o próximo.
Participar do Carnaval é pecado?
O padre esclarece que participar do Carnaval não é pecado e faz parte da vida das pessoas. Contudo, alerta para o comportamento durante a festa. “O Carnaval é uma festa onde nós também devemos dar um testemunho cristão. Não são os lugares e nem as coisas que devem pautar a minha conduta, mas é o meu comportamento que deve imprimir algo de diferente naquilo que eu estou fazendo e vivendo”, afirma.
Existe Carnaval cristão?
Para o padre, não se pode fazer uma separação entre o que é de Deus e o que é do mundo, pois Deus colocou os humanos no mundo para transformar as realidades. Portanto, “o Carnaval é uma festa onde nós também devemos dar um testemunho cristão”, destaca.
O que é considerado pecado dentro do Carnaval?
O padre ressalta que o pecado não está na festa do Carnaval em si, mas sim nas ações e comportamentos individuais. “Pecado é o que cada pessoa e cada cristão fará lá, é o meu comportamento, é o meu testemunho que vai dizer se aquilo é o bem ou é o mal que eu estou realizando”, explica. Por fim, o padre aconselha todos a lembrarem-se do amor de Cristo em todos os momentos e lugares. “O amor do Cristo tem que nos mover. A nossa alegria não é uma alegria de 4 ou 5 dias, é uma alegria de uma vida inteira”, conclui.