A Bíblia Sagrada é um rico manancial da natureza divina. Ao longo de suas páginas, ela nos dá vislumbres de quem é Deus, narrando Sua atuação e pensamentos. Deus, como um Ser pessoal, apresenta atributos distintos que O diferenciam completamente de nós, seres humanos.
Porém, será que temos pleno entendimento desses atributos divinos? Propomos uma análise detalhada dos atributos de Deus, diferenciando aqueles que são comunicáveis, compartilhados de alguma forma com a humanidade, dos atributos considerados Incomunicáveis, exclusivos do Ser divino. Portanto, aceite nosso convite para essa jornada de descoberta.
Os Atributos Comunicáveis de Deus
Os atributos comunicáveis são aqueles que Deus compartilha com os seres humanos, embora não de forma total como Ele os possui. Os principais são:
- Amor: Deus é a fonte do amor que expressamos pelo próximo (Base bíblica: 1 João 4:8);
- Bondade: Manifesta-se em tudo que Deus criou e no seu relacionamento com o ser humano (Base bíblica: Salmo 86:5);
- Misericórdia: A misericórdia de Deus se manifesta nos pecadores e aflitos (Base bíblica: Efésios 2:4,5);
- Sabedoria: Deus é a fonte de toda a sabedoria (Base bíblica: Daniel 2:20);
- Justiça: Deus é plenamente justo, Suas decisões nunca são injustas ou desiguais (Base bíblica: Salmo 11:7);
- Santidade: Deus jamais conheceu impureza, corrupção ou pecado (Base bíblica: Apocalipse 4:8);
- Veracidade: Tudo o que provém de Deus é verdadeiro, confiável e infalível (Base bíblica: João 17:3);
- Liberdade: Deus não depende da aprovação de ninguém para existir ou executar Seus planos (Base bíblica: Isaías 40:13,14)
- Paz: Em sua existência, governo e soberania, Deus é pleno de paz (Base bíblica: Juízes 6:24).
Conclusão: O Infinito Amor de Deus
Há muito mais a conhecer acerca de Deus do que apenas Seus atributos. Ele é infinito e está imensamente além de nossa compreensão. O que sabemos é o que Ele mesmo quis revelar. Entender um pouco sobre os atributos divinos nos proporciona ter uma diminuta ideia da grandiosidade do nosso Senhor.
O grande desafio é que a jornada de conhecimento sobre Deus é infinita, como Ele, não tem fim. Ainda assim, essa estrada nunca deixa de ser fascinante e cheia de novas descobertas.