O Santo do dia 17/02, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santo Aleixo Falconieri. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santo Aleixo Falconieri digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
Santo Aleixo Falconieri
Daemon Aleixo Falconieri nasceu em uma época tumultuada no ano de 1200, em Florença, Itália. A nobreza de sua família, os Falconieres, conhecidos por serem mercadores influentes e líderes da época, deram a ele um status de prestígio. No entanto, o jovem Aleixo optou por um caminho muito diferente do que se poderia esperar de alguém de sua posição.
Em vez de se concentrar em ganhos materiais, Aleixo dedicou sua vida à fé cristã e à adoração da Virgem Maria. Era muito conhecido por sua piedade exemplar e por sua devoção à sua fé. Encontrou outros seis amigos com quem compartilhava essa devoção e juntos, formaram um grupo de oração. Esta foi a base para a criação da “Ordem dos Servos de Nossa Senhora”, mais conhecida como Servitas.
Por que Aleixo Falconieri escolheu essa vida?
Aleixo Falconieri fazia parte do grupo dominante dos Guelfi em meio a uma luta constante pelo poder contra os Ghibelini em sua cidade natal. Contudo, a devoção de Aleixo levou-o a rejeitar a vida de luxúria e buscar a humildade, propósitos que se tornaram os fundamentos da Ordem dos Servos de Nossa Senhora.
No dia 15 de agosto de 1233, enquanto estavam em oração, os sete fundadores da ordem foram testemunhas de um milagre. De acordo com relatos históricos, a imagem da Virgem Maria mexeu-se e, posteriormente, a própria Nossa Senhora apareceu para eles, expressando sua tristeza pela longa guerra civil em Florença.
O que aconteceu depois de formar a Ordem dos Servos de Nossa Senhora?
Após formarem a Ordem dos Servos de Nossa Senhora, os sete amigos retiraram-se para o Monte Senário, perto de Florença, abandonando sua vida antiga na cidade. Adotaram a Regra de Santo Agostinho e vestiram-se de preto em sinal de respeito à Virgem em luto. A exceção entre eles era Aleixo Falconieri, que, por sua humildade, recusou-se a se vestir como os outros e optou por uma vida de eremita.
No Monte Senário, Aleixo Falconieri vivia uma vida austera e sincera de eremita. A cada dia, ele se retirava para sua gruta para momentos de profunda comunhão espiritual com a Virgem Maria e seu Filho Redentor. Aleixo era conhecido por sua generosidade, alimentando-se minimamente e orando incessantemente.
Assim continuou a viver Aleixo Falconieri, que faleceu serenamente no dia 17 de fevereiro de 1310, na idade de 110, deixando para trás um legado de devoção e servidão a Nossa Senhora, que ecoa nos anais da história cristã até hoje.