A Santa do dia 11/02, Nossa Senhora de Lourdes, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: [inserir o nome do santo ou santa do dia]. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Nossa Senhora de Lourdes digna de ser lembrada e celebrada neste dia especial.
Nossa Senhora em Lourdes
A devoção à Nossa Senhora em Lourdes teve seu início em 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, na França. Foi naquele dia que três jovens amigas foram buscar lenha na mata perto da vila. As meninas eram Bernadete Soubirus, de 14 anos, sua irmã Marie Toinette, de 11 anos, e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos.
Enquanto percorriam o caminho para o rio Gave, passaram por uma gruta. Foi ali que Bernadete ouviu a voz de uma mulher chamando-a carinhosamente. A voz advinha do interior da gruta. Movida pela curiosidade e obediência, Bernadete entrou na gruta e presenciou a figura de uma jovem senhora vestida de branco, que tinha uma faixa azul na cintura, e nas mãos, um rosário de contas de pérolas.
A visita de Nossa Senhora em Lourdes
As duas começaram imediatamente a rezar juntas. E logo depois, a jovem senhora desapareceu. Durante cinco meses, Nossa Senhora de Lourdes continuou aparecendo para as três meninas, todas as vezes marcando exatamente dia e hora para cada aparição.
Os percalços vividos por Bernadete e suas amigas
Era inevitável que tais eventos despertassem a curiosidade da população. Muitos cidadãos foram à gruta na esperança de também ver Nossa Senhora de Lourdes, mas somente as crianças conseguiam vê-la. Isso gerou desconfiança entre a população e muitas vezes Bernadete e suas amigas sofreram agressões e zombarias.
Os milagres atribuídos à Nossa Senhora de Lourdes
Tanto os moradores quanto a Igreja ressabiaram-se com as visões de Bernadete e das outras meninas. Fato que levou a um aumento das tensões. Por isso, Nossa Senhora, em uma de suas últimas aparições, pediu à Bernadete que cavasse o chão da gruta. Subitamente, no exato local onde Bernadete o fez, brotou uma fonte de água que nunca parou de jorrar. Em decorrência disso, várias pessoas começaram a visitar a gruta em busca de cura e, realmente, foram inúmeros os relatos de curas inexplicáveis entre os que se banharam nessas águas.
A legitimação pela Igreja Católica
Em 18 de janeiro de 1862, Dom Laurence, bispo de Tarbes, proclamou oficialmente que a Igreja acreditava que as visões eram sobrenaturais e divinas. Baseado em depoimentos de Bernadete e nos eventos milagrosos que ocorreram, a “Santíssima Virgem Maria” foi legitimada pela Igreja, que viu tudo o que aconteceu como um claro sinal de intervenção divina.
Após as aparições cessarem, Bernadete ingressou na congregação das Irmãs de Caridade de Nevers, onde viveu até falecer aos 34 anos. Hoje, o local das aparições é um importante ponto de peregrinação, recebendo anualmente milhões de peregrinos do mundo inteiro.