O Santo do dia 31/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Joao Bosco. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Joao Bosco digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
Jean Bosco: Herói da vida eterna
João Bosco, um nome que marca a história da educação e da fé cristã. Provido de um propósito implacável e compassivo, o seu objetivo maior sempre foi guiar inúmeras almas ao paraíso. A salvação eterna tinha precedência sobre tudo em sua vida e sua abordagem era principalmente espiritual, em vez de social.
Referenciado por suas ações em nome das crianças de rua, sem educação ou pobres, a chama de sua caridade foi canalizada para amar a Deus em todos que cruzavam seu caminho. Assim, em seu quarto resonava o lema “De mihi animas, coetera tolle” (“Dai-me as almas e pegai todo o resto”).
O que significava o sonho premonitório de João Bosco?
Desde os nove anos de idade, João Bosco teve orientações divinas através de um sonho premonitório. A imagem em que estava cercado por jovens que blasfemavam, tinha um temperamento pessoal impetuoso. O menino Bosco, instintivamente, tentou interromper as blasfêmias saindo para brigar com os jovens, mas um encontro com Jesus e a Virgem o orientou a conquistar ‘amigos’ com ‘dobramento e caridade’.
Quem foram os influenciadores na vida do jovem João Bosco.?
João Bosco nasceu em uma família de camponeses em 16 de agosto de 1815, em Becchi, um bairro de Castel Nuovo di Asti. Seu pai faleceu de pneumonia quando João Bosco tinha apenas dois anos de idade. Apesar dos desafios da vida, o brilho da inteligência de João floresceu em tenra idade. Ele atraiu a hostilidade de seu meio-irmão Antônio, que menosprezava os livros.
Como João Bosco começou seu apostolado?
Após a ordenação sacerdotal em 5 de junho de 1841, Bosco começou seu apostolado na vizinhança da igreja de São Francisco de Assis. Ele dedicou-se aos jovens mais pobres nas ruas, em casas abandonadas e prisões. Muitos desses desafortunados eram provenientes do campo, analfabetos e desorientados devido ao processo de industrialização.
João Bosco: Formando cidadãos e bons cristãos
Sua obra eterna consistiu em formar “Cidadãos honestos e fiéis cristãos”, uma missão à qual João Bosco se dedicou até a sua morte em 31 de janeiro de 1888. Este legado de ensino e orientação para os jovens tem um grande impacto até hoje. Sua premissa principal era que “ser bom não consiste em não cometer erros, mas em ter a vontade de se arrepender”.