O Santo do dia 15/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São João Calibita. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São João Calibita digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
Memória de São João Calibita e seu legado de fé
O legado de São João Calibita, celebrado em memória facultativa no dia 15 de janeiro, ainda ressoa fortemente pelo mundo todo. Natural de Constantinopla, no atual território da Turquia, esse santo é uma inspiração para os fiéis devido à sua firme devoção e sacrifícios pessoais em nome da fé.
São João Calibita nasceu em uma família rica de Constantinopla no século V. Seu pai, Eutrópio, era um conhecido senhor daquela região. No entanto, apesar do conforto e do privilégio proporcionado pela sua família, desde cedo João sentiu o chamado para levar uma vida de devoção religiosa.
Seus anos de afastamento
Atendendo a este chamado, ainda em tenra idade, decidiu deixar a casa paterna para viver entre ferventes religiosos. Seis anos se passaram até que João voltou a Constantinopla, trocando as vestes finas da família Eutrópio pelos andrajos de um homem humilde. É interessante perceber como ele optou por um caminho de devoção e simplicidade em vez de uma vida de luxo e conforto.
Como São João passou a ser conhecido como Calibita?
Sem que seus próprios pais soubessem de sua identidade, o Calibita, apelido com o qual passou a ser conhecido, decidiu estabelecer-se em um pequeno recinto ao lado da casa da família. Este local de moradia, chamado de “Calibê”, em grego, é o que originou seu cognome de “Calibita”.
Seu modo de vida refletia devoção e humildade, marcado pela constante oração, prática da doçura e da paciência, além de uma vida de sacrifícios e penitências. A identidade do Calibita só foi revelada à sua mãe quando já estava em seu último suspiro.
O legado de São João Calibita
Após sua morte em 450, os pais de São João construíram uma igreja magnífica sobre o túmulo dele, cumprindo seu desejo de ser enterrado dentro do pequeno recinto onde viveu por tantos anos. Sua história é documentada no livro “Vida dos Santos: Volume I” de Padre Rohrbacher, que está disponível para consulta no site obrascatólicas.com.
Em tempos atuais, onde buscas pelo conforto e a ambição por enriquecimento pessoal parecem fazer parte de quase todas as vidas, a trajetória de São João Calibita nos ensina a verdadeira essência de uma vida baseada na fé, na humildade e na devoção. São João Calibita, rogai por nós!