A oração do terço é uma expressão de devoção profunda a Jesus e Maria. Através desse sublime ato de fé, estabelecemos uma especial ligação com o divino, cultivando uma conexão íntima com Deus através do amor de Maria, nossa mãe. A prática do terço tem suas raízes na tradição cristã, tendo sido uma constante pedida em diversas aparições de Maria.
A primeira que se tem notícia foi por volta do ano 1200 a São Domingos de Gusmão. Durante um período de intensa hostilidade e violência, o santo buscava a conversão de hereges. Nessa época, ele vivia um tempo difícil de penitência. Foi então que, na terceira noite de suas penitências, São Domingos foi agraciado com a presença de Maria, que lhe apresentou a oração do rosário. Esse foi o ponto de partida para a disseminação do terço, que passou a ser cada vez mais praticado pela comunidade cristã.
Qual a importância de rezar o terço?
Rezar o terço não é apenas uma resposta à solicitação da Boa Mãe. É também um meio de enfrentar os desafios do mundo atual e um caminho para alcançarmos a misericórdia divina. Os testemunhos das graças derramadas através dessa prática são inúmeros e marcam diversos momentos de nossa história.
Existe diferença entre rosário e terço?
Embora muitas vezes sejam usados como sinônimos, rosário e terço não significam a mesma coisa. O terço, cujo nome sugere que seria a terça parte do rosário, é composto por 50 Ave-Marias, enquanto o rosário, em sua versão completa, compreende todos os mistérios da vida de Jesus e era formado por 150 Ave-Marias, até que, em 2002, por decisão do Papa São João Paulo II, acrescentou-se um novo mistério, passando para o total de 200 Ave-Marias.
Como rezar o terço?
O terço é uma oração dividida em partes distintas. Inicia-se com a cruz, onde é rezado o Creio. Nas contas maiores, rezam-se o Pai Nosso e as contas menores se destinam para a reza das Ave-Marias.
- Passo 1: Inicie com o sinal da cruz.
- Passo 2: Faça um ato de confissão e oferte a oração para alguma causa ou pessoa.
- Passo 3: Segure o sinal da cruz, reze o Creio, o Pai Nosso, três Ave-Marias e o Glória.
- Passo 4: Comece a oração dos mistérios, cada um deles composto por um Pai Nosso e dez Ave-Marias.
- Passo 5: Conclua com a oração da Salve Rainha.
E você, já fez sua oração hoje?
Seja em tempos de provação, seja em momentos de alegria, a oração do terço é um instrumento poderoso que pode nos proporcionar a paz e nos aproximar dos designios divinos. Faça da prática do terço um hábito em sua vida. Afinal, como disse o Papa João Paulo II, “o Rosário tem acompanhado-me em momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele sempre encontrei conforto”.