A Parábola da Ovelha Perdida é uma história contada por Jesus, registrada nos Evangelhos do Novo Testamento – em Mateus 18:10–14 e Lucas 15:1–7. Esta parábola também faz parte do apócrifo Evangelho de Tomé. Trata-se de uma narrativa poderosa e cheia de simbolismos sobre redenção e amor incondicional.
Na história, um pastor deixa seu rebanho para encontrar uma ovelha perdida. Esta metáfora é muitas vezes vista como uma representação da diligência e do amor abnegado de Deus pela humanidade. A parábola também é interpretada como uma ilustração da missão de Jesus para salvar os ‘perdidos’. É relevante notar que a Parábola da Ovelha Perdida é contada por Jesus em resposta às críticas recebidas dos fariseus e líderes religiosos por se misturar com ‘pecadores’.
Como a parábola é narrada na Bíblia?
Em Mateus, a parábola é contada como um apelo contra a despreocupação com os ‘pequeninos’. Mateus 18:10-14 ilustra Deus como um pastor amoroso que, mesmo já possuindo muitas ovelhas, não hesita em sair à procura da única que se perdeu. Ele demonstra que a alegria da recuperação desta ovelha é maior do que a de manter as outras noventa e nove que não se desviaram.
No Evangelho de Lucas, Jesus volta-se para os pecadores, representados na parábola pela ovelha perdida. Ele descreve um pastor que deixa um rebanho de noventa e nove ovelhas para buscar a única que se perdeu. Quando a ovelha perdida é encontrada, o pastor a coloca nos ombros com grande alegria, chamando seus amigos e vizinhos para compartilhar de sua felicidade. Jesus, através desta parábola, está essencialmente ilustrando a alegria celestial pelo arrependimento de um pecador.
Qual foi a explicação de Jesus sobre essa parábola?
Quando Jesus Cristo compartilha essa parábola com os fariseus, Ele explica que os pecadores são semelhantes à ovelha perdida. Assim como o pastor tinha um desejo profundo de salvar sua ovelha desgarrada, Jesus deseja ardentemente salvar aqueles que pecaram.
Qual é a interpretação dessa parábola?
Nos dois contextos, a parábola serve para ilustrar a natureza amorosa e misericordiosa de Deus e Sua alegria com a salvação e redenção dos pecadores. A ovelha perdida representa a humanidade perdida que Jesus veio para salvar. Assim, a parábola enfatiza o amor pessoal e abundante que Deus tem por cada indivíduo e a grande alegria que é alcançada quando uma ‘ovelha perdida’ é ‘encontrada’ ou, em outras palavras, quando um pecador se arrepende e é redimido.
Essa parábola também ilustra a importância que cada pessoa tem para Deus. Embora haja muitas ‘ovelhas’ no ‘rebanho’, o pastor se preocupa tanto com a que está perdida a ponto de deixar as outras para ir em busca dela. Isso comunica um poderoso lembrete de que while God loves all humanity collectively, Ele também cuida de cada um individualmente.
A Parábola da Ovelha Perdida, portanto, é muito mais do que uma mera história. Ela descreve a essência do amor divino e a alegria celestial pelo arrependimento humano. É uma garantia do amor incessante de Deus por nós, não importando que tão perdidos possamos estar.
Qual a relevância desta história para os dias atuais?
A parábola da ovelha perdida é um lembrete da clemência e do amor imensurável de Deus por cada um de nós. Não importa o quanto nós nos afastamos, Ele sempre estará de braços abertos, pronto para nos perdoar e nos receber novamente. Ao contar essa história, Jesus queria mostrar que mais do que as aparências ou os rituais religiosos, o arrependimento sincero é que realmente tem valor aos olhos de Deus.