A arquidiocese tem notado um aumento significativo no número de participantes da catequese para adultos, com quase 9.091 cliques. Esse direcionamento tem sido notável para muitos que optam por conhecer mais a fundo, celebrar, vivenciar e rezar a fé católica na fase adulta.
A catequese, sendo instrutiva à prática cristã, não se limita à infância. Ainda que por motivos diversos alguns adultos não tenham tido a oportunidade de aprenderem sobre a palavra de Deus durante a infância, a sede pelo conhecimento religioso se mantém presente.
O que é ser crente na fase adulta?
Segundo a Bíblia, para ter acesso ao Reino de Deus é preciso crer em Sua obra independentemente do momento de vida: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1, 15). Logo, a fé e a Palavra de Deus devem fazer parte de nossa vida cotidiana.
Além disso, como fiéis, somos encorajados a nos engajar na Igreja e receber os sacramentos. Através da catequese, sacramentos como a Primeira Eucaristia e a Crisma, que juntamente com o Batismo, formam um dos mais importantes símbolos da fé cristã, são efetivados.
A Catequese para adultos é diferente da infantil?
Embora a instrução sobre os mistérios da fé seja a mesma, a forma de percepção varia entre crianças e adultos. Dada a amplitude perceptiva e experiência de vida, os adultos conseguem absorver o conteúdo de formas mais profundas. Paralelamente, devido à maturidade cognitiva, os adultos tendem a completar a catequese em um prazo menor, quando comparado ao percurso de cinco anos normalmente feita pelas crianças.
Essa formação, que inclui o estudo da Bíblia, dos sacramentos, das orações e da missa, refletirá na vida dos catecúmenos de formas variadas. O catequizando será capaz de refletir melhor sobre sua fé, aplicar os ensinamentos bíblicos na vida cotidiana e conectar-se mais profundamente com os preceitos da Igreja.
O impacto da catequese na vida dos adultos
A catequese para adultos vai além da teoria. É um momento de encontro com a Palavra e os Mistérios de Deus, de despertar para o amor e para o bem, sem precisar ter dia nem hora certa para começar.
Album fim da jornada, o catequizando adquire não só conhecimento, mas também transformação pessoal e espiritual. A vivência em comunhão, o diálogo, a oração e a prática dos ensinamentos cristãos culminam em um maior entendimento do propósito de vida e da união com Deus, tornando a catequese uma experiência enriquecedora e indispensável.