Os dons do Espírito Santo são presentes divinos que recebemos para nos ajudar em nosso caminho de fé. Eles são: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Ciência, Piedade, Fortaleza e Temor de Deus.
A Sabedoria é o primeiro dom e nos ajuda a perceber o que favorece e o que prejudica o plano de Deus. O Entendimento, como já sugere o nome, é o dom que nos permite compreender e perceber as verdades reveladas por Ele. O Conselho nos orienta na escolha de caminhos e opções na vida, enquanto a Ciência nos leva a perceber a presença de Deus em cada ser criado. A Piedade nos mantém abertos à vontade divina e nos incentiva a agir através do amor. A Fortaleza nos dá coragem para enfrentar adversidades sustentados pela fé. Por último, o Temor de Deus não se refere ao medo de punições, mas sim ao amor tão profundo por Deus que nos afasta de qualquer coisa que possa ofendê-lo.
Os 7 Dons do Espírito Santo
Segundo a doutrina católica, quando somos batizados, recebemos todos os dons do Espírito Santo, que são: Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus. Cada um deles possui um significado e um papel fundamental a desempenhar em nossa vida espiritual.
O significado de cada Dom
- Sabedoria: Dom que permite um conhecimento mais claro da ordem de todas as coisas em relação ao Criador e entre si mesmas.
- Inteligência: Através deste dom, percebemos as verdades reveladas por Deus, os princípios da fé e da vida sobrenatural de maneira mais profunda e clara.
- Ciência: Este dom nos permite entender melhor os princípios da ordem natural.
- Conselho: Com este dom, podemos aconselhar o próximo sobre o que seria melhor fazer em uma situação específica, aplicando os dons anteriormente mencionados.
- Fortaleza: O dom da Fortaleza nos dá a força para suportarmos pacientemente dores, e até mesmo o martírio, por amor a Deus.
- Piedade: Permite-nos defender os direitos e a justiça do próximo, especialmente de nossos pais, e os direitos de Deus.
- Temor de Deus: Este dom faz com que ajamos sempre por amor a Deus, sem desejarmos ofendê-lo nem magoá-lo.
Recebemos esses Dons para quê?
Esses dons são concedidos para nosso proveito espiritual e para que possamos ajudar ao próximo. Recebemos esses dons em graus variados, conforme o que Deus quer de cada um de nós, segundo nossa vocação.
Mas afinal, o que é Vocação?
Vocação é entendida, dentro da liturgia católica, como o chamado de Deus para uma missão específica na vida. Cada pessoa recebe um chamado particular, uma tarefa que se enquadra dentro do plano maior que Deus tem para a história. Mas é importante ressaltar que o termo vocação é comumente associado ao chamado para uma vida religiosa, como o sacerdócio ou a vida monástica.
Ao nos referirmos aos chamados para uma ‘vida comum’, é uma analogia, pois o comum não recebe um nome particular. Portanto, dizer que alguém tem vocação para o casamento, por exemplo, é um uso metafórico da palavra vocação.
Para descobrir se alguém tem uma vocação religiosa, a orientação é rezar pedindo clareza a Deus e, em seguida, buscar aconselhamento com um sacerdote experiente e sábio para orientação segura.